Prof. Dr. José Antonio Mendes participa do III Encontro Internacional de Reitores da Universia 2014
Prof. Dr. José Antonio Mendes participa do III Encontro Internacional de Reitores da Universia 2014
Sexta-Feira - 08 de agosto de 2014

Nos dias 28 e 29 de julho aconteceu no Rio de Janeiro o III Encontro Internacional de Reitores da Universia 2014 - "A universidade do século XXI: uma reflexão da Ibero-América". Mais de 1.100 reitores de 33 países estiveram reunidos no evento, onde foram realizados diversos debates sobre temas fundamentais para o mundo da Educação Superior, adequados a objetivos como: impulsionar a modernização da Universidade; fomentar sua internacionalização e o empreendimento e inovação universitária; identificar as alavancas que reforcem o papel de liderança social da Universidade e colocar em relevância a sua importância como criadora de conhecimentos e instrumento decisivo para o desenvolvimento econômico e social dos países. No Brasil estiveram representadas mais de 500 universidades, entre elas a FHO|Uniararas, por meio do Reitor da Instituição, Dr. José Antonio Mendes.

De acordo com Dr. Mendes, a FHO|Uniararas estar representada no evento propiciou conhecer importantes aspectos do ensino universitário em outras Instituições do Brasil e de outros países. "Tive a oportunidade de participar de dois grandes debates: "A Universidade e os estudantes", e "A Universidade e os professores", eventos onde pude entender melhor a realidade dos temas vivenciados em grandes universidades, bem com trazer alguns pontos de sucesso que poderão nos ajudar na melhoria do nosso trabalho diário em prol de um ensino de qualidade", comentou o Reitor.

Com as resoluções e questões fomentadas durante o encontro, acerca das expectativas e tendências universitárias, foi estabelecida a "Carta Universia Rio 2014", documento que reúne o compromisso de todas as instituições presentes para melhorar, modernizar e internacionalizar a Educação Superior. Entre os dez pontos considerados relevantes e documentados na carta, estão a responsabilidade social e ambiental da universidade; a atenção às novas expectativas dos estudantes; a formação continuada dos professores e o fortalecimento dos recursos docentes; a melhoria da qualidade da pesquisa, a transferência de seus resultados e a inovação; a ampliação da internacionalização e das iniciativas de mobilidade e a adaptação a novos esquemas de organização, governo e financiamento.

Nos próximos 40 anos, Banco Santander e a Universia prometem alocar 700 milhões de euros em projetos universitários, sendo 40% em bolsas de acesso de mobilidade nacional e internacional de estudantes e professores; 30% para o fomento de pesquisa, inovação e empreendedorismo universitário; e 30% para apoiar projetos acadêmicos e iniciativas de modernização e tecnologia na universidade. O próximo encontro internacional será realizado na cidade de Salamanca, em 2018.

Com informações: Santander Universidades

Fotos: Carlos Della Rocca

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Terça-feira
25°C
15°C
Chuva: 80% (12 mm)

Como Chegar