Professor Alessandro Tosim acompanha equipe Paralímpica de GoalBall à Suécia
Professor Alessandro Tosim acompanha equipe Paralímpica de GoalBall à Suécia
Quinta-Feira - 10 de outubro de 2013

Técnico da Seleção Paralímpica de GoalBall desde 2009, o professor do curso de Educação Física da FHO|Uniararas, Alessandro Tosim, acompanhará a Equipe Adulta em viagem para a Suécia no dia 09 de outubro.

A equipe, que já foi medalha de ouro nos Jogos Parapanamericanos de Guadalajara, no México, e medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Londres (maior conquista do GoalBall Brasileiro), participará de um camping training com a seleção sueca, que se prepara para o campeonato europeu, em novembro.

Segundo o professor Alessandro, "esta será a primeira vez que uma equipe brasileira participa deste tipo de evento. O convite surgiu em razão do alto nível do time, que realizará coletivos táticos com a equipe sueca, como forma de treino para os jogos que ela enfrentará no campeonato".

A equipe liderada pelo professor Alessandro, eleito Melhor Técnico de Esportes Coletivos Paralímpicos de 2012, já tem vaga garantida para o campeonato mundial na Finlândia, em 2014, e conta com algumas estrelas como o jogador Romário (foto), eleito Melhor Jogador da Paralimpíada e Leomon, revelação do time para as próximas temporadas.

Ainda, segundo o professor, um dos diferenciais na preparação da equipe são as pesquisas realizadas com os alunos do curso de Educação Física da FHO|Uniararas, que são aplicadas no treinamento dos atletas. Além de proporcionar melhora significativa no rendimento, ainda abre campo de trabalho e pesquisa para os alunos do curso.

Entenda o Goalball

O Goalball é um esporte coletivo criado em 1946 pelo austríaco Hans Lorenze e o alemão Sett Haindell, com o intuito de reabilitar soldados que ficaram lesionados do órgão da visão no período de guerra. Diferente da maioria dos esportes paraolímpicos, que foram adaptados dos esportes convencionais, o goalball não sofreu nenhuma adaptação, ou seja, foi criado especificamente para a pessoa com deficiência visual. É disputado em uma quadra de 18 metros de comprimento por 9 metros de largura; possui três jogadores, sendo estes: um pivô, um ala esquerdo e o ala direito; o gol tem 9 metros de largura por 1,30 metros de altura; a bola possui 1.250 gramas com 3 guisos dentro. Todas as regras são em inglês, para proporcionar a universalização da modalidade.

A FHO|Uniararas deseja boa sorte ao professor e aos atletas.

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Quarta-feira
32°C
21°C
Chuva: 80% (5 mm)

Como Chegar