Alunos da FHO|Uniararas palestram em evento de Luta Antimanicomial em Conchal-SP
Terça-Feira - 21 de maio de 2013

No dia 18 de maio, comemoramos, no Brasil, o Dia da Luta Antimanicomial, um movimento nacional que promove cidadania e inclusão social às pessoas com problemas psiquiátricos e propõe um tratamento humanizado, resgatando a participação familiar e comunitária. A intenção é substituir o modelo baseado na hospitalização duradoura, onde a pessoa com transtorno mental era confinada em manicômios, excluída da família e da sociedade.

Há 12 anos o Brasil instituiu a Reforma Psiquiátrica e desde então, o SUS (Sistema Único de Saúde) tem impulsionado a construção de um modelo humanizado de atenção integral na rede pública de saúde, que mudou o foco da hospitalização como centro ou única possibilidade de tratamento aos pacientes.

Para contemplar esta manifestação, o município de Conchal-SP foi sede do seu I Encontro de Saúde Mental, no último dia 13, onde nossa ex-aluna de Psicologia, Mariane Nogueira palestrou junto com nosso aluno do 10º período de Psicologia, Henoch Pedro Rodrigues Junior, abordando questões sobre a Luta.

O evento contou com mesa redonda que discutiu o tema e com um coffee break para confraternização dos presentes.

Parabéns aos alunos pela participação!

Veja o material de divulgação do evento, clique aqui.