Equipe Bajarara participa pelo quinto ano da Competição Baja-SAE Brasil em Piracicaba de 14 a 17 de março
Equipe Bajarara participa pelo quinto ano da Competição Baja-SAE Brasil em Piracicaba de 14 a 17 de março
Quinta-Feira - 14 de março de 2013

Empenhados em levar o conhecimento da sala de aula diretamente para a prática e aprender além, nossos alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, de Produção e de Computação foram ao Campeonato Baja SAE Brasil (Sociedade dos Engenheiros de Mobilidade) pelo quinto ano, nesta quinta-feira, 14/03, em Piracicaba, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo.

A competição, que terminará no domingo, 17/03, é organizada pela SAE Brasil, uma associação sem fins lucrativos que une pessoas interessadas em disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da modalidade em suas várias formas: terrestre, marítima e aeroespacial.

Durante os quatro dias de competição os estudantes de engenharia devem aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho e seguir durante todas as modalidades do evento.

Representando a FHO|Uniararas, nossos alunos competem em provas estáticas e dinâmicas, e ao final da competição, através da somatória de pontos determina-se o vencedor. Na competição de nível nacional, os três melhores colocados confirmam vaga para representar o Brasil na competição internacional realizada nos Estados Unidos.

Dentro das avalições estáticas, as provas são subdivididas em Inspeção Técnica e de Segurança e Verificação de Motor e Avaliação de Projeto. As avaliações estáticas visam determinar se o veículo obedece às normas de segurança descritas no regulamento, verificar a rotação do motor e julgar as considerações de engenharia e os processos utilizados no desenvolvimento de cada sistema respectivamente.

Nas dinâmicas, os testes são divididos em Aceleração; Velocidade Máxima; Tração, Suspension & Traction e Enduro de Resistência. As avaliações dinâmicas visam medir a capacidade do veículo de transferir potência útil na forma de aceleração, medir a maior velocidade alcançada pelo protótipo em 100m, testar a capacidade de manobras e tração do carro e, por fim, reavaliar todos os itens durante o enduro, a tão esperada "corrida".

Entre as 82 equipes de diversas universidades, estão USP, Ufscar, Unesp, Unimep, UFMG, UFSC, UFRJ, UFPE, entre outras. No ano passado, a equipe do Bajarara ficou em terceiro lugar nas competições e este ano, prometem se esforçar ainda mais para chegar ao primeiro lugar, já que repaginaram o carro e aperfeiçoaram todos os mecanismos, mantendo somente chassi e tração dianteira.

Quem fica por aqui no campus, torce pela nossa equipe e espera o aviso de vitória!

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Sáb
31°C
18°C
Chuva: 80% (3 mm)

Como Chegar