Mercado farmacêutico está entre os mais aquecidos
Sexta-Feira - 15 de fevereiro de 2013

O Brasil é o nono maior mercado de fármacos e medicamentos do mundo e isso tem crescido anualmente, já que conta cada vez mais, com importantes indústrias do setor, que lideram as vendas no mercado interno e reforça os investimentos em pesquisa, respaldados principalmente, pela força dos medicamentos genéricos.

Entre as seis maiores empresas farmacêuticas do mundo, quatro são brasileiras e apresentam crescimento acelerado na produção de genéricos. Hoje, temos no Brasil cerca de 540 indústrias farmacêuticas cadastradas, sendo que deste total, 90 estão produzindo genéricos. Afora deste mercado em crescimento, o profissional farmacêutico pode atuar em mais 60 atividades regulamentadas que não se restringem à supervisão da compra de remédios na farmácia, esta é apenas uma das opções do farmacêutico.

O profissional da área pode trabalhar com manipulação de fórmulas (com participação direta na produção de remédios); aplicação de acupuntura; em farmácias hospitalares e veterinárias; laboratórios toxicológicos e de análises clínicas, instituições de saúde pública e indústrias farmacêuticas, alimentícias e cosméticas, mercado que no Brasil cresceu 18,9% em 2011 e aparece em terceiro lugar no ranking mundial, atrás apenas dos Estados Unidos e Japão, liderando consumo de produtos infantis, desodorantes e itens de perfumaria.

Além disso, ele é o profissional preparado para administrar e orientar a população que usa medicamentos para o controle da pressão arterial, da temperatura e do diabetes.

Depois da graduação, se houver ainda um interesse por uma especialização ou pós-graduação, o farmacêutico estará preparado para exercer ainda mais funções em áreas específicas. É o caso dos que decidem atuar na indústria farmacêutica, trabalhando na produção e controle de qualidade do medicamento ou ainda na área de análises clínicas realizando exames diagnósticos solicitados pelos médicos.

A farmácia hospitalar também é outro campo que exige um pouco mais de especialização e conhecimento do farmacêutico. Ele não só é responsável pelo estoque de remédios no hospital, mas também por administrar o medicamento correto aos pacientes, assim como supervisionar e comandar a higienização hospitalar a fim de evitar possíveis contaminações.

O curso de graduação da FHO|Uniararas em farmácia possibilita o aprendizado em todos os aspectos da profissão , inclusive dedicando uma atenção importante às novidades do mercado de trabalho, para que o aluno saia seguro e apto para atuar em qualquer uma das funções disponíveis da área. Veja mais em site