Mercado farmacêutico está entre os mais aquecidos
Mercado farmacêutico está entre os mais aquecidos
Sexta-Feira - 15 de fevereiro de 2013

O Brasil é o nono maior mercado de fármacos e medicamentos do mundo e isso tem crescido anualmente, já que conta cada vez mais, com importantes indústrias do setor, que lideram as vendas no mercado interno e reforça os investimentos em pesquisa, respaldados principalmente, pela força dos medicamentos genéricos.

Entre as seis maiores empresas farmacêuticas do mundo, quatro são brasileiras e apresentam crescimento acelerado na produção de genéricos. Hoje, temos no Brasil cerca de 540 indústrias farmacêuticas cadastradas, sendo que deste total, 90 estão produzindo genéricos. Afora deste mercado em crescimento, o profissional farmacêutico pode atuar em mais 60 atividades regulamentadas que não se restringem à supervisão da compra de remédios na farmácia, esta é apenas uma das opções do farmacêutico.

O profissional da área pode trabalhar com manipulação de fórmulas (com participação direta na produção de remédios); aplicação de acupuntura; em farmácias hospitalares e veterinárias; laboratórios toxicológicos e de análises clínicas, instituições de saúde pública e indústrias farmacêuticas, alimentícias e cosméticas, mercado que no Brasil cresceu 18,9% em 2011 e aparece em terceiro lugar no ranking mundial, atrás apenas dos Estados Unidos e Japão, liderando consumo de produtos infantis, desodorantes e itens de perfumaria.

Além disso, ele é o profissional preparado para administrar e orientar a população que usa medicamentos para o controle da pressão arterial, da temperatura e do diabetes.

Depois da graduação, se houver ainda um interesse por uma especialização ou pós-graduação, o farmacêutico estará preparado para exercer ainda mais funções em áreas específicas. É o caso dos que decidem atuar na indústria farmacêutica, trabalhando na produção e controle de qualidade do medicamento ou ainda na área de análises clínicas realizando exames diagnósticos solicitados pelos médicos.

A farmácia hospitalar também é outro campo que exige um pouco mais de especialização e conhecimento do farmacêutico. Ele não só é responsável pelo estoque de remédios no hospital, mas também por administrar o medicamento correto aos pacientes, assim como supervisionar e comandar a higienização hospitalar a fim de evitar possíveis contaminações.

O curso de graduação da FHO|Uniararas em farmácia possibilita o aprendizado em todos os aspectos da profissão , inclusive dedicando uma atenção importante às novidades do mercado de trabalho, para que o aluno saia seguro e apto para atuar em qualquer uma das funções disponíveis da área. Veja mais em site

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Domingo
31°C
19°C
Chuva: 80% (8 mm)

Como Chegar