Professor da FHO|Uniararas tem artigo publicado
Professor da FHO|Uniararas tem artigo publicado
Quarta-Feira - 19 de dezembro de 2012

O artigo Pedagogia jesuítica e alteridade: a demonização da alma indígena, de autoria do professor Fábio Eduardo Cressoni, foi publicado pela Revista E-Hum, vinculada à Universidade de Belo Horizonte (UNIBH-MG), a partir de um número especial - Cultura e educação na América portuguesa. O objetivo do texto é discutir as práticas pedagógicas adotadas pelos missionários da Companhia de Jesus no Brasil colonial, considerando a presença dos caraíbas nas aldeias habitadas pelos Tupinambás ao longo do século XVI.

"Este trabalho se insere nas discussões historiográficas mais recentes sobre a formação da cultura brasileira, a partir de nossa primeira educação, exercida pelos padres jesuítas ao longo de pouco mais de dois séculos (1549-1759), contribuindo, pois, para repensarmos nossa própria forma de ser, a partir do estudo da alteridade desempenhada pelo colonizador em relação ao outro, aquele que divergia culturalmente de si", comentou o professor Fábio, que atua como docente no curso de licenciatura plena em Pedagogia.

O texto enviado para a revista é resultado da participação de nosso professor no Colóquio Cultura e educação na América portuguesa, ocorrido no primeiro semestre de 2012, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O evento reuniu pesquisadores de todo o país que se dedicam a estudar a história da educação brasileira no período colonial.

Link: clique aqui

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Sáb
31°C
18°C
Chuva: 80% (3 mm)

Como Chegar