Agregando valor a Educação brasileira
Agregando valor a Educação brasileira
Quinta-Feira - 04 de agosto de 2011

Ensino a Distância cresce no Brasil e inova as possibilidades de ensino

Custo subtraído, dinamismo e liberdade de escolha são os fatores que mais tem estimulado a procura pelo ensino a distância. Essa modalidade tem atraído cada vez mais estudantes, que preferem adequar os estudos à sua rotina diária de afazeres, enxergando nessa modalidade uma excelente opção para iniciar ou dar andamento aos estudos.

Segundo o censo de educação superior de 2009, os cursos de graduação EAD (Ensino a Distância) aumentaram 30% com relação ao ano anterior, enquanto que os presenciais cresceram 12,5%. Dentro da modalidade a distância, os cursos mais requisitados foram pedagogia, administração, serviço social e orientação, ciências contábeis, matemática, ciências biológicas, história, comunicação social e ciências ambientais e proteção ambiental, sendo que só os cursos de pedagogia e administração somaram 61,5% do total de matrículas.

A cultura do ensino e aprendizado a distância é relativamente nova no Brasil. De 2000 para 2010, a procura aumentou visivelmente. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), só no primeiro semestre do ano passado havia aproximadamente 879 mil alunos matriculados na graduação à distância, um número expressivamente superior à quantidade de dez anos atrás, com cinco mil inscritos.

O Método de Ensino

De acordo com o professor José Antonio R. de Moura, Coordenador Geral do EaD da Fundação Hermínio Ometto - UNIARARAS, "é preciso dar mais atenção a qualidade dos modelos de ensino e ao conteúdo adotado para as aulas, que para a quantidade, tanto de alunos matriculados, quanto de instituições de ensino superior a distância."

O método utilizado pela UNIARARAS é diferenciado, porque os profissionais contratados recebem treinamento e são todos capacitados dentro das especialidades do curso em que são inseridos, além da qualidade do material didático, todo produzido no próprio Centro Universitário, em sua sede, Araras.

Outro ponto que difere a UNIARARAS, é que mesmo na modalidade a distância, a frequência é diária, estreitando o contato entre o aluno e a Instituição. Nesse modelo, o aluno não se sente desamparado perante o material apresentado em aula e é considerado parte integrante da Instituição. A intenção é levar a qualidade de ensino e o ambiente universitário para os alunos dos municípios interessados e afastados do Centro Universitário.

O interessante do ensino a distância é que ele permite uma interatividade maior, com discussões, debates e espaços em rede para o envolvimento de toda turma, além de ser mais acessível, eliminando os problemas de distância e reduzindo custos. Isso ajuda a acelerar a educação e a qualidade de ensino, tanto na modalidade a distância, quanto na presencial, que também vem apresentando novas formas de ensino.

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Segunda-feira
23°C
17°C
Chuva: 90% (23 mm)

Como Chegar