Artigo desenvolvido em parceria por professor e alunos da FHO|Uniararas é publicado na Revista Brasileira de Botânica <em>Acta Botanica Brasilica</em>
Artigo desenvolvido em parceria por professor e alunos da FHO|Uniararas é publicado na Revista Brasileira de Botânica Acta Botanica Brasilica
Quarta-Feira - 07 de novembro de 2012

Talvez seja complicado para quem não é pesquisador entender a importância que a publicação de um trabalho científico tem para seu autor. É que a pesquisa somente se torna notória quando a comunidade científica toma conhecimento de seus resultados. A divulgação acontece por meio de apresentação em congressos ou publicações de artigos em diversas revistas acadêmicas.

Por isso, ficamos sempre muito contentes quando nossos alunos e docentes conquistam este espaço no âmbito da pesquisa, como Thiago de Souza Leal, aluno da graduação, e seu professor Cristiano Pedroso de Moraes, que juntos com outros dois doutorandos de outras Instituições conseguiram publicar o artigo intitulado "Efeitos da escarificação química e da concentração de nitrogênio sobre a germinação e o desenvolvimento in vitro de Vanilla", na Acta Botanica Brasilica, uma das revistas mais importantes de Botânica da atualidade.

Segundo o Professor Cristiano, a Vanilla planifolia, de onde se extrai a baunilha natural, "é uma espécie de orquídea com grande valor comercial, porém sua propagação é dificultada devido à baixa germinação de suas sementes. O estudo avaliou a influência da escarificação destas sementes por meio da imersão em H2SO4 concentrado durante 60, 120 e 180 segundos, bem como de diferentes concentrações de nitrogênio sobre a germinação e o desenvolvimento das plântulas. Sessenta segundos de escarificação e 25% de nitrogênio no meio de cultura MS proporcionaram os melhores resultados sobre a germinação e desenvolvimento de V. planifolia, constituindo-se em um procedimento viável para a produção comercial dessa espécie".

Clique aqui para visualizar o arquivo.