Equipe de alunos do Curso de Sistemas de Informação da FHO|Uniararas disputará a final brasileira da Maratona de Programação da SBC
Equipe de alunos do Curso de Sistemas de Informação da FHO|Uniararas disputará a final brasileira da Maratona de Programação da SBC
Sexta-Feira - 21 de setembro de 2012

No último sábado, 15/09, 526 times de alunos de diversas faculdades disputaram as vagas para a final brasileira da Maratona de Programação da SBC (Sociedade Brasileira de Computação), que ocorreu em 42 sedes regionais diferentes, espalhadas por todo o país. A equipe da FHO|Uniararas foi ao Instituto Federal de Muzambinho, em Minas Gerais, para a disputa.

A prova deste ano, com 12 problemas a serem resolvidos, estava muito difícil, segundo os diretores de várias sedes regionais. O número de times que não conseguiu resolver ao menos um problema foi muito grande, mas a equipe de alunos da FHO|Uniararas conseguiu vencer esta etapa e agora se prepara para a disputa final que acontecerá em Londrina, no Paraná.

O prof. Jacques Duílio Brancher, diretor da sede da final brasileira, que será realizada na Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná, disse, por email, ao coordenador da FHO|Uniararas: "É motivo de orgulho para qualquer Universidade ter um time entre os melhores do Brasil!"

Os três titulares da equipe Gama irão para Londrina com seu técnico, prof. Sérgio Luis Antonello, representar nossa Instituição neste seleto grupo e disputar a prova da final brasileira, cujos problemas são descritos em inglês.

Os melhores colocados da final brasileira, que reúne também a sul-americana, com cerca de 11 países, vão para a final mundial da 37ª edição do ICPC (International Collegiate Programming Contest) da ACM, em St. Petersburg (Rússia) no final de junho de 2013.

O excelente desempenho da equipe é motivo de orgulho para toda a Instituição!

Sobre a maratona:

A Maratona de Programação (link) é um evento que reúne times formados por três alunos de cursos da área de computação e afins, tanto de cursos de graduação, quanto de pós-graduação e mestrado. Eles recebem um caderno de problemas e precisam resolvê-los por meio da criação de um programa de computador.

Este evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) desde 1996, e faz parte de um evento internacional organizado pela Association for Computing Machinery (ACM), a maior e mais importante associação educacional e científica de computação do mundo. Desde 1977, o programa é incentivado e patrocinado pela IBM e Microsoft, o que expandiu ainda mais a popularização da disputa.

Um dos objetivos e pilares da competição está em resolver problemas, programar e trabalhar em grupo. "Participar de eventos como este ajuda a desenvolver o raciocínio rápido e aprender a lidar com diversos problemas computacionais, competências que certamente auxiliarão os alunos como profissionais", relatou o professor Rogério.

A competição em Muzambinho:

A equipe da FHO|Uniararas disputou com a de Varginha/MG, "foi muito acirrada a competição até o final", relatou o prof. Rogério Cardoso, coordenador do curso de Sistemas de Informação.

A equipe Gama, formada pelos acadêmicos do 2º ano: Altair Doniseti Sossai, Leonardo Murarolli Lázaro, Lucas Malaman de Oliveira e Lucas Augusto Rocini, como reserva, conseguiu resolver três problemas. Os titulares deste time também venceram a VI Maratona Interna da FHO|Uniararas, realizada em agosto passado como seletiva para a da SBC.

Os outros dois times da FHO|Uniararas: All anonymous, com dois problemas resolvidos; e The Developers, com um problema, também se destacaram e conseguiram obter o 4º e 6º lugar, respectivamente.

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Sexta-feira
29°C
20°C
Chuva: 80% (10 mm)

Como Chegar