Escolaridade é condição determinante para aumentar o nível salarial
Sexta-Feira - 27 de maio de 2011

Está comprovado: profissionais com nível superior têm mais chances de ingressar com sucesso no mercado de trabalho.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quarta-feira, 25/05, a pesquisa que aponta os homens como maioria no mercado de trabalho, recebendo, inclusive, salários maiores que as mulheres. A novidade da pesquisa, realizada pelo Cempre 2009 (Cadastro Central de Empresas) e divulgada pelo IBGE, é que dessa vez, ao contrário do que estávamos acostumados a ver no passado, o gênero não é mais tão determinante para o sucesso profissional. O que realmente impulsiona o salário atualmente é o nível de escolaridade.

A pesquisa registra que mesmo os homens ganhando 24,1% a mais do que as mulheres, na média nacional, a escolaridade impulsionou muito mais o aumento de salário. "Os trabalhadores que tinham curso superior ganhavam um salário 225% maior do que os que não concluíram a faculdade", afirmou a pesquisa.

Segundo os dados do IBGE, de um montante de 40,2 milhões de trabalhadores assalariados, 33,6 milhões não tinham nível superior, identificando 83,5%, contra apenas 6,6 milhões de pessoas com curso superior, que equivale a 16,5%. O levantamento, realizado em 2009, foi conduzido em 4,8 milhões de empresas e organizações, que reuniam 40,2 milhões de assalariados, sendo que 23,4 milhões eram homens e 33,6 milhões não tinham nível superior.

Outra importante informação apontada no estudo, é que as grandes empresas empregam 57,7% do pessoal assalariado com nível superior, ou seja, à medida que aumenta o porte das empresas, a exigência de contratações é exatamente para profissionais qualificados e graduados. Essa característica vem aumentando também para as médias, pequenas e microempresas, que cada vez mais buscam trabalhadores com nível superior para contratação.

Atualmente, e com a comprovação da pesquisa, podemos perceber a larga procura por bons profissionais associada à escolaridade e especialização. Concluindo, realmente a educação é o melhor caminho para a construção de um país mais justo.

Mais informações podem ser lidas no site.