Escolaridade é condição determinante para aumentar o nível salarial
Escolaridade é condição determinante para aumentar o nível salarial
Sexta-Feira - 27 de maio de 2011

Está comprovado: profissionais com nível superior têm mais chances de ingressar com sucesso no mercado de trabalho.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quarta-feira, 25/05, a pesquisa que aponta os homens como maioria no mercado de trabalho, recebendo, inclusive, salários maiores que as mulheres. A novidade da pesquisa, realizada pelo Cempre 2009 (Cadastro Central de Empresas) e divulgada pelo IBGE, é que dessa vez, ao contrário do que estávamos acostumados a ver no passado, o gênero não é mais tão determinante para o sucesso profissional. O que realmente impulsiona o salário atualmente é o nível de escolaridade.

A pesquisa registra que mesmo os homens ganhando 24,1% a mais do que as mulheres, na média nacional, a escolaridade impulsionou muito mais o aumento de salário. "Os trabalhadores que tinham curso superior ganhavam um salário 225% maior do que os que não concluíram a faculdade", afirmou a pesquisa.

Segundo os dados do IBGE, de um montante de 40,2 milhões de trabalhadores assalariados, 33,6 milhões não tinham nível superior, identificando 83,5%, contra apenas 6,6 milhões de pessoas com curso superior, que equivale a 16,5%. O levantamento, realizado em 2009, foi conduzido em 4,8 milhões de empresas e organizações, que reuniam 40,2 milhões de assalariados, sendo que 23,4 milhões eram homens e 33,6 milhões não tinham nível superior.

Outra importante informação apontada no estudo, é que as grandes empresas empregam 57,7% do pessoal assalariado com nível superior, ou seja, à medida que aumenta o porte das empresas, a exigência de contratações é exatamente para profissionais qualificados e graduados. Essa característica vem aumentando também para as médias, pequenas e microempresas, que cada vez mais buscam trabalhadores com nível superior para contratação.

Atualmente, e com a comprovação da pesquisa, podemos perceber a larga procura por bons profissionais associada à escolaridade e especialização. Concluindo, realmente a educação é o melhor caminho para a construção de um país mais justo.

Mais informações podem ser lidas no site.

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Sáb
31°C
18°C
Chuva: 80% (3 mm)

Como Chegar