Coordenador da Engenharia da Computação participa da Agrishow 2011
Coordenador da Engenharia da Computação participa da Agrishow 2011
Quinta-Feira - 26 de maio de 2011

Prof. Rafael Sousa foi um dos organizadores de estande na maior feira de negócios de máquinas de implementos da América Latina.

De 02 a 06 de maio, em Ribeirão Preto, aconteceu a Agrishow, a feira com as maiores novidades do mercado do agronegócio brasileiro, que contou com diversos estandes mantidos por empresas fabricantes de máquinas e implementos, buscando divulgar tendências para a agricultura de precisão. Dentre os estandes, o professor Rafael foi um dos organizadores, onde foram demonstrados alguns equipamentos ISOBUS (protocolo universal para comunicação eletrônica entre implementos, tratores e computadores) junto a Embrapa, Instrumentação Agropecuária de São Carlos e do Laboratório de Automação e Simulação da Escola de Engenharia de São Carlos da USP. No estande estava exposto o primeiro controlador eletrônico ISOBUS, cujo desenvolvimento inicial teve como ponto de partida o trabalho do Prof. Rafael.

Os alunos dos cursos de Engenharia da UNIARARAS, Cláudio Terrani (Eng. Mecânica), Renato Tarossi (Eng. Mecânica), Lucas Guarnieri (Eng. De Produção) e Pedro Luiz Rosa (Eng. De Produção) estiveram no Agrishow visitando os estandes da FTI (grupo suportado por empresas fabricantes de máquinas e implementos que fomenta a utilização da norma ISO 11783 (ISOBUS) como padrão de eletrônica embarcada para máquinas e implementos agrícolas) e da empresa Jacto, e puderam conhecer as tecnologias emergentes para agricultura, incluindo equipamentos ISOBUS e o AGRIBOT, o robô agrícola móvel que teve o conceito inicial também trabalhado pelo professor em seu Doutorado, orientado pelo Prof. Dr. Arthur José Vieira Porto e pelo pesquisador da Embrapa Dr. Ricardo Yassushi Inamasu.

O coordenador da Engenharia da Computação trabalha junto à FTI desde a sua formação e já possui trabalhos de pesquisa associados a sistemas eletrônicos embarcados para máquinas e implementos agrícolas. Faz parte do grupo que desenvolveu o primeiro controlador eletrônico ISOBUS do Brasil que hoje é um produto comercial. Seu trabalho de Mestrado foi o ponto inicial para o desenvolvimento do controlador eletrônico ISOBUS, que culminou em produto comercial apresentado em 2007. Também faz parte da comissão de estudos da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para o desenvolvimento de uma norma nacional equivalente à norma ISO 11783.

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Quarta-feira
32°C
21°C
Chuva: 80% (5 mm)

Como Chegar