Professor da UNIARARAS publica artigo em revista internacional
Professor da UNIARARAS publica artigo em revista internacional
Quinta-Feira - 12 de maio de 2011

Fungo capaz de matar diversas espécies de orquídeas é tema da pesquisa

As delicadas orquídeas são as protagonistas, e o fungo causador de sua quebra de produção é o vilão do artigo publicado na revista internacional pelo Prof. Dr. Cristiano Pedroso. Usado para qualificação de seu doutorado, Cristiano explica: "o artigo publicado é sobre um violento fungo causador de quebra de produção em orquidários comerciais do Brasil e do exterior".

Em conjunto com pesquisadores de outras instituições, a dissertação publicada explica a causa da doença "chamada Fusariose, que em orquídeas do gênero Catteya, pode levar à morte de plantas em somente três meses", alerta o professor da UNIARARAS.

As especificações do artigo continuam ajudando os cultivadores e pesquisadores, passando a informação de que as espécies híbridas, devido à recombinação genética, podem apresentar tolerância ou imunidades naturais à doença. "De todas as plantas utilizadas para verificação da resistência, apenas uma mostrou-se resistente, portanto, é recomendado seu uso em futuras hibridações, devido à possibilidade de transmissão de sua resistência às linhagens subsequentes", explica ele.

Através deste artigo, muitos produtores e colecionadores de orquídeas poderão atentar-se ao fungo e cuidar para que essa espécie não seja prejudicada, já que é uma das flores mais importantes para o mercado agronômico e paisagista do Brasil.

O artigo Intitulado Response of Cattleya hybrids for Fusarium oxysporum f. sp. cattleyae Foster, publicado na revista Brazilian Archives of Biology and Technology (Qualis B3 - Ciências Biológicas 1 e Fator de Impacto, 0446), pode ser acessado na íntegra pelo link

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Segunda-feira
31°C
19°C
Chuva: 80% (7 mm)

Como Chegar