UNIARARAS se associa às comemorações do Ano Internacional da Química
Segunda-Feira - 21 de fevereiro de 2011

UNIARARAS também vai comemorar o Ano Internacional da Química, estabelecendo uma série de eventos com esta finalidade.

Durante a 63ª Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU), ocorrida em dezembro de 2008, foi aprovado que 2011 seria proclamado o Ano Internacional da Química (AIQ 2011), com o objetivo de comemorar em âmbito mundial todas as contribuições da Química para o bem estar da humanidade. Aliado a isso, o ano de 2011 coincide com o centenário da concessão do Prêmio Nobel de Química à renomada cientista franco-polonesa Marie Sklodowska Curie, contribuindo de maneira grandiosa para a compreensão da radioatividade, homenageando assim, a contribuição das mulheres para a Ciência.

Em dezenas de países, serão realizadas atividades educacionais interativas para públicos de todas as idades, organizadas e coordenadas internacionalmente pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), sob o tema unificador: "Química - nossa vida, nosso futuro".

A UNIARARAS possui dois cursos de graduação específicos nesta área: a licenciatura em Química e o Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos. Além disso, o assunto Química faz parte da grade curricular de inúmeros outros cursos oferecidos. A instituição participará das comemorações mundiais, com a realização, ao longo do ano, de palestras proferidas por profissionais da área. A abertura do Ano Internacional da Química na UNIARARAS ocorrerá no dia 1º de março, às 19h15, com a Aula Magna proferida pelo renomado Prof. Dr. Fernando Galembeck, cujo título é "Alquimia no século 21". Toda a comunidade acadêmica está convidada a participar desta solenidade.

As outras palestras programadas terão as datas e horários divulgados oportunamente.

Conheça mais sobre o Prof. Dr. Fernando Galembeck.

Obteve a graduação (1964) e licenciatura (1965) em Química pela Universidade de São Paulo, onde também obteve o título de Doutor em Ciências em 1970. Com pós-doutoramento nas Universidades da Califórnia (1972) e Colorado (1974), é professor titular na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde exerceu os cargos de Diretor do Instituto de Química (07/1994-04/1998) e Vice-Reitor e Coordenador Geral da Universidade (04/1998-04/2002).

Anteriormente a Unicamp, atuou como docente na USP e Unesp. O Prof. Galembeck leciona disciplinas de Físico-Química, Colóides e Superfícies, Polímeros, Química Aplicada, Química Geral e Termodinâmica. Pesquisador 1A do CNPq (desde 1979), o Prof. Galembeck publicou mais de 220 artigos em periódicos científicos internacionais, cerca de 300 trabalhos em anais de eventos e tem 17 capítulos de livros publicados. Orientou cerca de 40 dissertações de mestrado e 35 teses de doutorado. Coordena uma equipe que detém cerca de 20 patentes (7 licenciadas) sobre processos de obtenção de pigmentos, novos adesivos, e outros materiais nanotecnológicos. Sua destacada atuação na área de Desenvolvimento Tecnológico levou a Sociedade Brasileira de Química a criar, em 2006, o "Prêmio Fernando Galembeck de Inovação Tecnológica".

O Prof. Galembeck é membro titular da Academia Brasileira de Ciências e foi presidente da Sociedade Brasileira de Química (1982-1984), tendo exercido funções dirigentes no Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Associação Brasileira de Química (ABQ), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e atividades de consultoria em várias empresas.

Dentre os vários prêmios e distinções recebidos pelo Prof. Galembeck, destacam-se: Prêmio Eloísa Mano, Prêmio Fritz Feigl (CRQ- IV Região), Medalha Simão Mathias (SBQ), Conferencista Rheinboldt-Hauptmann, Prêmio Union Carbide, Retorta de Ouro, Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz - Unicamp (1993, 2002), Comendador e a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, Troféu José Pelúcio Ferreira (Finep), Prêmio Almirante Álvaro Alberto de Ciência e Tecnologia (CNPq e Fundação Conrado Wessel), Prêmio Personalidade da Tecnologia 2010 (Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo) e Prêmio Telesio-Galilei Gold Metal 2011 (Telesio-Galilei Academy of Science). Vários dos seus alunos foram também premiados pelos trabalhos realizados sob sua orientação.