Ex-aluna de Psicologia defende mestrado e tem livreto sobre narrativas brincantes publicado como e-book
Terça-Feira - 26 de maio de 2020

Mais uma boa notícia que recebemos de nossos ex-alunos! A egressa do curso de Psicologia da FHO, Adriele Fernanda Baldessim, defendeu seu mestrado no Programa de "Pós-Graduação: Saúde Coletiva: Políticas e Gestão em Saúde" da Unicamp e, recentemente, teve o livreto produzido como complemento à tese publicado como e-book por uma editora.

O trabalho "De quê vocês brincavam?: uma cartografia sobre os brinquedos e brincadeiras de trabalhadores de um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil", produzido sob orientação da Profª Sabrina Helena Ferigato, teve como objetivo conhecer quais eram as brincadeiras de infância e da adolescência de alguns trabalhadores alocados em um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil de Campinas. "Comecei a trabalhar com crianças e adolescentes em um CAPSIJ, o que marcou profundamente a minha trajetória pessoal e profissional. Do cotidiano deste serviço e das muitas histórias que ali me contavam e me contam, ocorreu-me transformar isso em um mestrado. Aquecida por esses encontros e pela vontade de fazer circular a capacidade reflexiva trazida à pesquisa pelos sujeitos que pude entrevistar, escolhi organizar uma série de narrativas sobre brincadeiras e brinquedos da infância", contou Adriele.

O livreto "O que de nós tornaremos público: narrativas brincantes", criado como complemento da dissertação apresentada à banca de exame final, foi agora publicado como e-book pela Editora Rede Unida. "Com esse texto, convido todos a relembrarem do que brincavam, a narrarem a si, a conhecerem o que um coletivo de entrevistados quis tornar público e, quem sabe, afetados por estas e outras histórias, tenhamos força para enfrentar tempos sombrios como os que temos vivido".

Durante seu contato, Adriele também ressaltou a importância de sua formação na FHO ao longo deste processo. "Ingressei na turma de Psicologia em 2008 e a turma X marcou de modo importante minha formação, assim como o coletivo de professores que conheci durante o curso. Dali em diante, ingressei no Programa de Residência da UNICAMP e, já especialista, vi como os pontos elementares da minha graduação - o diálogo com as políticas públicas, a formação política dentro dos movimentos de enfrentamento, a questão manicomial e o cuidado à saúde de um modo geral - ressoariam em mim ainda nos dias de hoje", comentou.

Em junho, Adriele estará presente no nosso Congresso Científico com a palestra "A formação em Psicologia e as formas de existir psicólogxs: construindo diálogos", juntamente com a Esp. Rosângela de Oliveira.

Link para o acesso à dissertação:

clique aqui

Link para acesso ao livreto:

clique aqui

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

°C
°C
Chuva: % ( mm)

Como Chegar