Rede de Cooperação do Semesp define indicadores de Gestão para o compartilhamento de informações comparativas
Quinta-Feira - 27 de fevereiro de 2020

As instituições de ensino superior que participam da Rede Pioneira², do Projeto Redes de Cooperação do Semesp, avançaram mais um passo em relação ao compartilhamento de informações. Representantes de seis, das sete IES que compõem o grupo de Gestão, estiveram reunidos no Campus da FHO | Fundação Hermínio Ometto, em Araras/SP, para a elaboração de um único quadro de indicadores financeiros, educacionais e de gestão, que permitirá o compartilhamento de informações estratégicas e a análise individual e comparativa de resultados, visando à melhoria contínua de processos e ações. São exemplos de indicadores criados os índices de evasão e número de matrículas, entre outros aspectos de interesse comum entre as IES.

Participaram do encontro os representantes do Departamento de Excelência em Gestão (DEG) da FHO, Rafael Povedano, Flávio Rubens Massaro Júnior e Maria Graziela Martins, juntamente com o Diretor Administrativo-financeiro da Instituição, Sr. Francisco Elíseo Fernandes Sanches; a Reitora da UNIFEB, Profª Dra. Sissi Kawai Marcos; o Reitor da UNIFIPA, Dr. Nelson Jimenes, juntamente com a Pró-reitora Acadêmica e de Graduação, Profª Dra. Maria Cláudia Parro e a Gerente Administrativa e Financeira, Cristiane Valéria da Silva Procópio de Oliveira; a Pró-reitora da UNIFEV, Profª Dra. Encarnação Manzano; o Diretor Administrativo e de Operações da UNIFEOB, Eduardo Geremias, juntamente com o Coordenador da Escola de Negócios Online, Rodrigo Simão; e os Assessores Administrativos da USF, Kleber Francisco Cacossi e Fabiana de Araújo Pinheiro.

De acordo com a Reitora da UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos), Profª Dra. Sissi Kawai Marcos, a interação proporcionada pela Rede tem sido muito positiva para a IES, possibilitando uma troca salutar de experiências, que contribuem para a melhoria na gestão institucional."A iniciativa de trabalharmos em indicadores que poderão ser compartilhados e discutidos no âmbito da Rede e internamente abre mais possibilidades de melhorias em áreas estratégicas para as instituições e extremamente importantes no contexto de mercado que vivemos atualmente. O fato de a Rede Pioneira agregar IES com o mesmo perfil possibilita uma análise comparativa adequada, pois estamos falando de instituições que têm o mesmo escopo legal de atuação, o qual se desdobra em procedimentos peculiares a essa natureza institucional", comentou.

Entre os tipos de ações e melhorias que poderão ser desenvolvidas a partir do compartilhamento dos indicadores, a professora destacou a possibilidade de autoavaliação e a discussão das causas dos índices."Além disso, com a atuação em rede, a discussão entre as IES está permanentemente aberta, o que oportuniza alargar as discussões, identificando as melhores práticas e definindo estratégias. Acredito que no atual cenário educacional, as possibilidades geradas por esta iniciativa podem significar o alcance de competitividade e a manutenção das IES no mercado, além de contribuir para o fortalecimento das instituições pela melhoria nas práticas acadêmicas e de gestão".

Outra pauta de reunião foi a definição dos subgrupos temáticos que irão compor a área de Gestão, dentro da Rede. São eles: Indicadores, Tecnologia da Informação, Recursos Humanos, Compras, Marketing e Jurídico. Com isso, representantes das IES poderão, de forma autônoma e em conjunto, compartilharem informações e dados de interesse das respetivas áreas, além de solicitarem eventuais consultorias, caso necessário.

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

°C
°C
Chuva: % ( mm)

Como Chegar