Alunos do curso de Engenharia Mecânica da FHO desenvolvem impressora 3D caseira
Alunos do curso de Engenharia Mecânica da FHO desenvolvem impressora 3D caseira
Sexta-Feira - 14 de setembro de 2018

Misture uma boa ideia com curiosidade, estudo e força de vontade, e as chances de ela dar certo tendem a aumentar. É o que aprenderam, na prática, os alunos do curso de Engenharia Mecânica da FHO, Thiago Spatti Braga (graduado em 2017), Bruno Alvigese Laubestein (8º semestre) e André Oliveira Felizatti (3º semestre). O trio projetou e desenvolveu, recentemente, uma impressora 3D caseira, fabricada com peças de própria impressão e com custo final 70% menor que os primeiros modelos de entrada disponíveis para compra no mercado.

A história teve início com uma conversa, entre Bruno e Thiago, sobre as funcionalidades e versatilidades da aplicação de Arduínos, seguida da ideia de desenvolvimento de uma impressora 3D caseira, baseada na plataforma. A dupla então procurou André - que naquele momento já desenvolvia uma cervejaria caseira automatizada com Arduíno. "Começamos então as pesquisas, para entender melhor como essas impressoras eram feitas, e encontramos uma comunidade open-source de desenvolvimento, alimentada por usuários do mundo todo, que trabalham em conjunto para disseminar o conhecimento no assunto. Depois de estudarmos, chegamos à conclusão que a melhor maneira de construir nossa própria impressora seria 100% caseira, o que nos gerou um desafio, pois poucos conseguem construí-la sem comprar "kits prontos", contou Thiago.

Com o projeto em mente, o trio comprou os materiais essenciais e iniciou a projeção da estrutura e dos componentes a serem fabricados utilizando software 3D e matérias primas provenientes de reciclagem, como perfis de alumínio e placas de acrílico. Somente 2 semanas foram necessárias até a primeira impressão, uma conquista para Thiago, Bruno e André, que utilizaram apenas o período noturno para trabalhar no novo projeto. "Os conhecimentos que adquirimos na graduação foram essenciais, tanto para realizarmos o projeto das estruturas e mecanismos, como na parte de linguagem de programação e automação. Olhando a fundo o projeto, é possível enxergar basicamente todas as disciplinas do curso em determinados momentos, desde "Cálculo" e "Física", do Núcleo Comum de Engenharia, até "Sistemas de Controle", todas as disciplinas térmicas, "Projeto de Máquinas", "Elementos de Máquinas" e "Mecânica dos Sólidos", disse Thiago.

Segundo o Prof. William Douglas Paes Coelho, coordenador geral dos cursos de Engenharia da FHO, "o curso desenvolve no aluno a capacidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e a habilidade de aprender a aprender, formando um profissional com visão sistêmica capaz de resolver problemas nos mais diferentes campos da engenharia".

A princípio tendo como objetivo apenas o aprendizado, ao longo do desenvolvimento da impressora o trio começou a vislumbrar possibilidades comerciais futuras, na área de vendas e de serviços e prototipagem. "Estamos aprimorando diversos sistemas para melhorar a precisão, a velocidade e a qualidade das impressões. Além disso, desde a primeira impressão, a própria impressora está imprimindo as peças que estão sendo utilizadas para upgrades. O que é uma habilidade incrível: a capacidade de se auto-replicar para a construção dela mesma ou de novas impressoras".

Atualmente, a impressora criada permite a impressão de qualquer coisa - com precisão de décimos de milímetros e respeitando os limites de tamanho de impressão suportado - em materiais de plástico, como o ABS, PLA, PETG ou demais materiais flexíveis. Entre os planos futuros dos amigos está a impressão em até 03 cores diferentes. "A impressora teve custo final 70% menor que os primeiros modelos de entrada disponíveis para compra, e conseguimos diferenciar o tamanho da área de impressão, que é 200% maior que as impressoras de entrada disponíveis para venda".

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Sexta-feira
27°C
19°C
Chuva: 80% (10 mm)

Como Chegar