A apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso do aluno Jeferson Willian Teodoro
A apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso do aluno Jeferson Willian Teodoro
Quarta-Feira - 12 de setembro de 2018

Com muita alegria noticiamos a defesa do trabalho de conclusão de curso do aluno do curso de Pedagogia, Jeferson Willian Teodoro, orientado pela Profª Ma. Talita Souza Umbelino Rodrigues da Cruz. A banca da apresentação foi composta pelos professores, Me. William Marchi Esp. Elaine Ziviani Scarpa e Me. Fábio Antonio Barbosa, que fizeram considerações acerca da produção científica apresentada pelo aluno.

Durante a graduação, Jeferson, que é deficiente visual, foi atendido periodicamente pelo NTA - Núcleo de Tecnologias Assistivas e Acessibilidade da Instituição e contou com o acompanhamento da monitora Aline Gabriela de Farias, que acompanhou a apresentação e elaboração do trabalho. "Esta experiência me tirou vendas, aguçou minha sensibilidade e com certeza deixou uma semente bonita plantada em mim, a qual faz queimar uma vontade imensa de poder ser um agente, um facilitador. Poder ajudar nesta batalha para fazer do mundo um lugar que não esquece ou exclui o diferente, mas que a nota, e mais do que isso, faz dele parte integrante deste lugar comum que partilhamos entre nós e que chamamos de casa", disse Aline.

Professores, alunos e familiares de Jeferson também acompanharam a atividade e emocionaram-se com os depoimentos apresentados no trabalho, em formato de memorial. "Me tornar professor, tendo vivenciado na pele os impactos e resultados de uma educação (nem sempre) inclusiva, me motiva ainda mais a realizar um trabalho diferenciado para este público. Espero de alguma forma tocar aqueles que entrarem em contato com este trabalho, para que a partir deste, a percepção e atenção dada a questões como a inclusão, sejam encaradas e trabalhadas de formas diferenciadas e positivas", disse ele.

Para a Profª Dra. Aneridis Aparecida Monteiro, Coordenadora do curso de Pedagogia, visualizar as conquistas de Jeferson foi um grande presente. "Temos uma grande responsabilidade como educadores, na promoção de processos de aprendizagem significativos, e acompanhar o Jeferson e sua persistência nos faz acreditar nas possibilidades infinitas que a educação nos gera. Acredito na evolução científica de todos, e nos processos de desenvolvimento constantes que a dedicação, esforço e, principalmente o amor geram, tornando possíveis experiências indescritíveis e garantindo o sucesso educacional na abertura de novos caminhos", disse a professora.

Promover ações significativas para tornar possível a conquista destas experiências é um dos objetivos do NTA. "Estamos felizes em perceber quantas coisas já fizemos em tão pouco tempo. Nossa principal missão é auxiliar todos, e temos cumprido este papel para com as pessoas com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, por meio de ações promovidas pelo NTA", destacou a Profª Ma. Cristina da Cruz Franchini, Coordenadora de Comunidade e Extensão.

A professora Talita Cruz destacou a emoção vivenciada durante as atividades e no processo de desenvolvimento do trabalho. "A história de vida é rica pois nela estão inseridas as forças, as fraquezas e as particularidades. Nela não há certo ou errado, apenas importam as perspectivas e as experiências", finalizou a professora.

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Domingo
31°C
19°C
Chuva: 80% (8 mm)

Como Chegar