O resultado da XIII Maratona FHO de Programação
O resultado da XIII Maratona FHO de Programação
Terça-Feira - 28 de agosto de 2018

No dia 18 de agosto, o curso de Sistemas de Informação realizou a XIII Maratona FHO de Programação, competição anual de programação entre alunos de universidades do mundo todo, organizada pela Association for Computing Machinery (ACM), e adaptada a partir de modelo e regras da International Collegiate Programming Contest (ICPC).

Ao todo, 50 pessoas participaram do evento, entre alunos dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Computação da FHO e de outras instituições de ensino. Quatro docentes compuseram a equipe de julgamento e execução da prova: Prof. Sérgio Luis Antonello, Prof. Diego Henrique Negretto, Prof. Renato Luciano Cagnin e Prof. Marcílio Francisco de Oliveira Neto.

As atividades iniciaram-se meses antes da competição, com a elaboração de problemas, incluindo o desenvolvimento de soluções, a preparação de dados de entrada e respectivas saídas. Posteriormente, por meio do software BOCA, foram cadastradas as equipes de competidores, juízes e de apoio. "Durante a competição o software permitiu, dentre outras coisas, gerenciar a submissão e julgamento das soluções computacionais desenvolvidas pelos alunos, bem como a classificação em tempo real das equipes na prova", explicou o Prof. Sérgio Luis Antonello, coordenador da Maratona.

Nesta edição, 20 equipes de alunos, muitos envolvidos diretamente nas atividades de Plantão de Lógica e do Grupo de Estudos em Programação, participaram das atividades propostas. No início da prova, cada equipe teve acesso ao Caderno de Problemas, elaborado pela Comissão Organizadora e composto por 10 problemas, com o objetivo de desenvolver o maior número possível de soluções dentro do tempo da competição. "As soluções dos problemas envolveram projeto e implementação de programas utilizando Linguagem C, C++ ou Java. Alunos ingressantes puderam apresentar soluções em VisualG, embora todos os ingressantes tenham optado por codificar as soluções em linguagem C", disse o Prof. Sérgio. Durante a prova ocorreram 205 submissões de problemas para julgamento, que resultaram em 113 problemas julgados corretos, sendo 91 acertos em primeira tentativa.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

- Medalha de ouro: equipe formada por André Appolari Filho e Vinícius de Padua Ferné. Resolveram os 10 problemas em 828 minutos acumulados.

- Medalha de prata: equipe formada por Paulo Fernando Levy Filho e Vinícius Theodoro. Resolveram 9 problemas em 698 minutos acumulados.

- Medalha de bronze: equipe formada por Gabriel Furlan Rebessi e Gustavo Francisco. Resolveram 9 problemas, em 1205 minutos acumulados.

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Sáb
31°C
18°C
Chuva: 80% (3 mm)

Como Chegar