Alunos Psicologia realizaram atividades de conscientização sobre a Luta Antimanicomial em Araras e região
Segunda-Feira - 16 de julho de 2018

Durante todo o mês maio, os alunos do 3º. ano de Psicologia da FHO realizaram, nas cidades de Araras, Cordeirópolis, Rio Claro e Mogi Guaçu, Intervenções Artísticas Culturais visando a conscientização sobre a Luta Antimanicomial e a Reforma Psiquiátrica brasileira. Orientados pelas professoras Mariana Barbosa Pereira, Rita de Cássia A. B. Pitoli e Loraine Vivian Gaino, os alunos realizaram diferentes atividades, em locais públicos e privados como praças, parques e centros culturais, que envolveram exposições artísticas, peças teatrais, dinâmicas, desenvolvimento e exibição de documentários.

Essas intervenções estão atreladas ao Movimento da Luta Antimanicomial, que completou 30 anos em 2017 e teve sua origem no chamado "Congresso de Bauru", em 1987, no qual trabalhadores, familiares e usuários da área de saúde mental, aliados à comunidade, organizaram-se para discutir a institucionalização da loucura e combater as lógicas manicomiais da sociedade, geradoras de segregação, exclusão e preconceito contra as pessoas em sofrimento psíquico graves e agudos.

O Movimento da Luta Antimanicomial adota o lema "Por uma sociedade sem manicômios" e, historicamente, tem contribuído para mudanças na compreensão e cuidado à saúde mental no Brasil.