No Dia Internacional da Mulher, o questionamento: Mulher, tens o que comemorar?
No Dia Internacional da Mulher, o questionamento: Mulher, tens o que comemorar?
Segunda-Feira - 13 de março de 2017

No dia internacional da Mulher, 08 de março, a FHO|Uniararas colocou em pauta o tema "Mulher, tens o que comemorar?" em uma mesa redonda envolvendo três sociólogos da Instituição: a Profª. Dra. Priscila Elisabete da Silva, o Prof. Dr. Danilo de Souza Morais e a Profª. Dra. Paula Nascimento da Silva Moura, com a mediação da Profª. Dra. Claudia Cristina Fiorio Guilherme.

A iniciativa do curso de Pedagogia e da Coordenadoria de Comunidade e Extensão mobilizou mais de 60 participantes entre alunos, funcionários, docentes e integrantes da Unimid - Universidade Melhor Idade, que ouviram atentamente às colocações dos debatedores e participaram com reflexões acerca das conquistas e dificuldades femininas.

Cada debatedor trouxe contribuições provocativas ao público atento. A Profª Paula deu início ao debate com um breve relato histórico sobre a Revolução Feminina, que traz motivos para comemorarmos e outros para refletirmos. Também pontuou algumas das lutas que ainda estão em curso, e as mudanças sociais promovidas pela inserção da mulher no mercado de trabalho.

O Prof. Danilo indicou a necessidade de repensarmos algumas questões machistas, que acabam sendo naturalizadas pela sociedade, e também falou sobre a possibilidade de empoderamento efetivo da mulher na sociedade, a igualdade de gênero e a igualdade de direitos.

A Profa. Priscila apresentou uma perspectiva da mulher pensando em gênero, raça e identidade das mulheres negras brasileiras, com dados atuais de pesquisas que deixaram o público perplexo, devido ao acúmulo de preconceitos e desrespeitos vividos por elas.

Após as contribuições dadas pelos participantes do evento, com questões aos sociólogos, a mesa indicou a urgência de trazer tais questões para a educação familiar e escolar, uma das vias possíveis para superar as desigualdades ainda existentes.

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Sexta-feira
27°C
19°C
Chuva: 80% (10 mm)

Como Chegar