FHO|Uniararas recebe Festival de Natação da Special Olympics Brasil
FHO|Uniararas recebe Festival de Natação da Special Olympics Brasil
Sexta-Feira - 25 de novembro de 2016

Na manhã de 11 de novembro, a FHO|Uniararas recebeu o Festival de Natação da Special Olympics Brasil, evento que tem como foco o atleta, a família e o voluntariado.

A atividade reuniu cerca de 20 atletas do Projeto de Educação Física Adaptada da Instituição e do PEAMA - Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas de Jundiaí, acompanhados de seus familiares. O Reitor da Instituição, Prof. Dr. José Antonio Mendes; o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Dr. Olavo Raymundo Jr. e a Coordenadora de Comunidade e Extensão, Profª Cristina da Cruz Franchini também estiveram presentes.

A Special Olympics nasceu na década de 60 nos Estados Unidos como um movimento global sem fins lucrativos que, por meio de treinamento esportivo e competições de qualidade, melhora a vida de pessoas com diferentes capacidades intelectuais. No Brasil, há nove modalidades esportivas, entre elas a natação.

De acordo com o Prof. Me. Alessandro Tosim, a Special Olympics é diferente por não considerar unicamente a performance, mas sim o nível de habilidade dos atletas. "O sistema considera 10% acima ou 10% abaixo da performance da pessoa. Todas que se enquadrarem neste nível vão competir entre eles. Então de cada etapa saem diversos campeões", explicou o professor Tosim. Desta forma, o evento dá a oportunidade para que os participantes desenvolvam suas aptidões físicas, demonstrem coragem, tenham momentos alegres e compartilhem seus valores, habilidades e companheirismo com suas famílias. "O grande foco é mostrar que o esporte possibilita a inclusão, independente do nível de habilidade. E a natação por si só é uma modalidade muito interessante porque consiste em um dos melhores meios para o desenvolvimento de habilitares respiratórias e motoras de uma pessoa com deficiência intelectual", explicou o professor.

Alunos do 6º semestre matutino e noturno de Educação Física que fazem a disciplina de Atividade Motora Adaptada atuaram como árbitros e auxiliaram os participantes dependentes na água.

Para o Reitor da FHO|Uniararas, o momento foi muito importante para a Instituição. "Quero cumprimentar todos os nossos visitantes e em especial os nossos atletas. O exemplo que vocês nos dão essa manhã ficará guardado para sempre no coração da Instituição. Tenho certeza que para os alunos do curso de Educação Física, mais do que um componente da grade curricular, fica a experiência e o contato que vocês vão ter esta manhã", disse ele no discurso de abertura. Ao final do evento, todos os participantes foram premiados.

Fotos: FHO|Uniararas e Celso Rodrigues Gonçalves Neto

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Domingo
31°C
19°C
Chuva: 80% (8 mm)

Como Chegar