Grupo de Estudo em RTM aplica projetos na Clínica Escola de Fisioterapia
Segunda-Feira - 10 de outubro de 2016

Em 2015, o massoterapeuta e aluno do curso de Fisioterapia, Ricardo Tim, foi convidado para ministrar um minicurso de Massagem Terapêutica na XII Jornada Fisioterapêutica de Araras e I Simpósio da Pós-Graduação em Fisioterapia. Após a realização do curso, nasceu a ideia de dar continuidade aos conhecimentos e técnicas aprendidas.

Por sugestão da coordenadora do curso de Fisioterapia da FHO|Uniararas, Profª Dra. Cristina Aparecida Veloso Guedes e incentivo das professoras da disciplina de Recursos Terapêuticos Manuais (RTM), Ma. Ana Paula de Aguiar e Ma. Marta Regiane Corrocher Gaino, foi criado um Grupo de Estudos em RTM, com orientação do massoterapeuta Ricardo Tim e dos alunos Marielle, Antonio e Verena, do 4º ano matutino.

No 2º semestre, foi proposto um Projeto de Extensão para atendimento de cuidadores e acompanhantes dos pacientes atendidos na Clínica Escola de Fisioterapia, sob supervisão dos professores Esp. Douglas Dirceu Megiatto e Ma. Paula Lumy da Silva.

Fazem parte do projeto alunos do 4ºe 6º períodos, que atendem as terças e quintas-feiras na Clínica Escola. "Os cuidadores têm gostado muito da ação realizada para eles. Devido à responsabilidade dos cuidados com seus familiares, eles também apresentam queixas de dor, cansaço físico e cansaço mental", explicou o professor supervisor Esp. Marcelo Basqueira. Segundo ele, os pacientes também gostam das atividades e estão motivados a trazerem os familiares para participarem do Projeto de Extensão, enquanto são atendidos pelos alunos do Grupo de RTM.