Professora do curso de Pedagogia publica livro sobre iniciação à docência na Educação Física
Professora do curso de Pedagogia publica livro sobre iniciação à docência na Educação Física
Terça-Feira - 16 de agosto de 2016

A Profa. Dra. Marina Cyrino, docente no curso de Licenciatura em Pedagogia da FHO|Uniararas, em colaboração com os autores, Tassiane Gabriele de Lima e Samuel de Souza Neto, lançou o livro Iniciação à Docência na Educação Física: experiências, desafios e possibilidades na aprendizagem da profissão. O livro faz parte da coleção Docência, Formação de Professores e Práticas de Ensino, publicada pela Editora CRV.

Marina Cyrino é membro do Grupo de Pesquisa: Docência, Formação de Professores e Práticas de Ensino (DOFPPEN) e em 2014, participou como estudante pesquisadora do Centre de recherche interuniversitaire sur la formation et la profession enseignant (CRIFPE/Canadá). Além de lecionar no curso de Pedagogia da FHO|Uniararas, a docente desenvolve pesquisas voltadas à formação de professores, com ênfase nos estágios curriculares e profissionalização docente.

Sinopse do livro: O livro é produto de um trabalho de iniciação à Docência no curso de Licenciatura em Educação Física derivado do acompanhamento e/ou participação dos autores na Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido no Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e vinculado à coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O programa foi uma política pública voltada à valorização da profissão e aumento da qualidade da formação de professores com impacto também no desempenho da educação básica. Através da interação entre docentes e discentes do ensino superior e da rede pública de ensino, o PIBID, através de um projeto interdisciplinar entre os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Educação Física, proporcionou uma articulação teórico-prática na integração entre os saberes dos professores das escolas e uma ação interdisciplinar entre estudantes dos cursos de Ciências Biológicas e Educação Física. Neste contexto, os docentes da universidade e da escola tiveram papel relevante na formação das identidades pessoal, profissional e coletiva dos futuros educadores, bem como os estudantes, ao apresentarem-se como sujeitos desse processo.

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Sáb
30°C
19°C
Chuva: 80% (3 mm)

Como Chegar