Equipe de Engenharia passa por treinamento da Festo
Segunda-Feira - 08 de agosto de 2016

Docentes e técnicos do curso de Engenharia Mecânica passaram pelo treinamento da Festo para utilização das novas bancadas de ensaios de sistemas eletropneumáticos e pneumáticos puros, adquiridas recentemente pela Instituição. Elas serão alocadas no Laboratório de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos.

A Festo é uma empresa alemã líder mundial no fornecimento de tecnologia de automação e líder em treinamento industrial e programas de ensino por meio da Festo Didactic. De acordo com o instrutor da empresa, Thiago Almeida, o equipamento oferecerá aos alunos a oportunidade de colocarem em prática o conteúdo aprendido em sala. "As bancadas permitem que o aluno estude desde o início da mecânica dos fluidos, sistemas de válvulas e automação em geral. Esta é uma área da automação amplamente utilizada na indústria porque é segura, limpa e eficiente, com baixo custo".

O treinamento de três dias envolveu a apresentação das características da bancada, bem como a revisão das normas e das técnicas para o desenvolvimento de circuitos de automação. Estiveram presentes os professores Me. Alan Garcia Santos e Me. Rodrigo Martins Romeira Sakai e os técnicos Carlos Ferri e Jeferson Basso.

Segundo o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Prof. Me. William Douglas Paes Coelho, a ideia é proporcionar ao aluno a oportunidade de vivenciar situações possíveis de se encontrar na indústria em relação a projetos de novos sistemas, visando à automação. "Esta é a melhor bancada do mundo, com uma tecnologia de ponta. E a aula com ela será quebrada em três pontos: primeiro você tem uma base teórica, depois simula um circuito junto a um software e, em seguida, vai para a bancada, para ver se o que o computador mostrou aconteceu na prática", explicou. Os alunos terão acesso às bancadas no início do segundo semestre.