Professora do curso de Farmácia publica artigo na Brazilian Journal of Pharmacognosy
Quinta-Feira - 04 de agosto de 2016

A professora do curso de Farmácia da FHO|Uniararas, Dra. Daniele Michelin Paganotte, teve seu trabalho publicado recentemente na Brazilian Journal of Pharmacognosy. O artigo Operculina macrocarpa: chemical and intestinal motility effect in mice, contém uma parte dos resultados da tese de doutorado da professora no Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp, em Araraquara (SP).

O trabalho teve como objetivo avaliar a atividade laxante e caracterizar quimicamente a espécie Operculina macrocarpa, popularmente conhecida como batata-de-purga ou jalapa. No estudo fitoquímico, foram isolados e quantificados os ácidos fenólicos e foi avaliada a atividade laxante da planta através de diferentes modelos experimentais, testando o extrato hidroetanólico, o chá e os ácidos fenólicos isolados.

Os resultados mostraram que os extratos e as substâncias avaliadas apresentaram atividade laxante significativa nos modelos testados e confirmaram a atividade laxante do uso popular. Por isso, são fundamentais para o futuro desenvolvimento de um produto farmacêutico com eficácia e segurança.

Operculina macrocarpa: chemical and intestinal motility effect in mice
Daniele Michelin Paganotte, Miriam Sannomiya, Daniel Rinaldo, Wagner Vilegas, Hérida R.N. Salgado