Grupo de Estudo e Formação em Emergências presta atendimentos em provas de corrida da cidade
Grupo de Estudo e Formação em Emergências presta atendimentos em provas de corrida da cidade
Sexta-Feira - 03 de junho de 2016

O GEFE - Grupo de Estudo e Formação em Emergências da FHO|Uniararas não para! A equipe - integrada por alunos do curso de Enfermagem, sob a supervisão e orientação do Prof. Me. Antonio Peripato - que atua levando informação e educação em primeiros socorros para a população de Araras e região, agora também cuida da saúde de corredores, prestando atendimento durante as provas esportivas realizadas no município.

A estreia do grupo nos eventos aconteceu no domingo (22), durante a 1ª Corrida e Caminhada Mercadante, onde realizaram o monitoramento dos cerca de 250 atletas que participaram da competição. "Fizemos atendimentos antes, durante e após a corrida, verificando a pressão dos participantes e ficando a disposição em caso de necessidade. E ficamos felizes com o retorno que tivemos. Como esta não é uma atividade muito comum, a procura dos participantes pelo atendimento foi alta", contou Antonio.

Um dos diferenciais do GEFE são os atendimentos prestados durante a corrida, com a presença de um dos integrantes nos postos de hidratação espalhados pelo percurso e pronto para prestar o primeiro atendimento. "Fazemos um estudo antes da corrida, completando o percurso e verificando os pontos mais críticos. São nestes locais que ficamos posicionados, para agirmos mais rápido caso um dos atletas venha a se sentir mal", explicou o professor.

De acordo com Prof. Antonio, a ideia surgiu após a participação do grupo no Megacampeonato da FHO|Uniararas, evento esportivo que envolve alunos de todos os cursos da instituição em diferentes modalidades. "Verificamos que este tipo de atendimento seria um diferencial nos eventos de corrida da cidade, que agora são mais frequentes. E essa demanda existe por parte dos organizadores também, que ficam mais tranquilos com a equipe prestando o primeiro atendimento e acionando o Samu ou o Corpo de Bombeiros em caso de necessidade", comentou.

No último sábado (28), a equipe também atuou na 5ª Corrida de Rua da Associação Atlética Ararense, evento noturno com 3km de caminhada e percurso de 6 km de corrida. E a presença do GEFE já está confirmado para a próxima corrida de Araras: o 1º Desafio Xtreme Terra, organizado pelo Rotary Club de Araras Sul, no dia 17 de julho.

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Sexta-feira
29°C
20°C
Chuva: 80% (10 mm)

Como Chegar