Professora da FHO|Uniararas apresenta Projeto de Lei das Doulas na Câmara Municipal de Araras
Professora da FHO|Uniararas apresenta Projeto de Lei das Doulas na Câmara Municipal de Araras
Quarta-Feira - 01 de junho de 2016

No dia 27 de abril aconteceu uma audiência pública na Câmara Municipal de Araras com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da redução das taxas de cirurgias cesarianas e da inserção das doulas. Aptas a acompanhar parturientes em qualquer estágio do trabalho de parto, as doulas garantem conforto físico, emocional, afetivo e psicológico à mulher durante este processo.

O Projeto Lei das Doulas propõe que estas acompanhantes sejam caracterizadas como profissionais, capacitadas para dar o apoio necessário à mulher no momento do parto juntamente ao acompanhamento de escolha da gestante. A iniciativa é do Grupo AMMA - Amor de Mãe, composto pela professora do curso de Pós-graduação da FHO|Uniararas e coordenadora do curso de Formação de Doulas, Lilian Albregard Peripato; pela fotógrafa e doula, Lilian Camargo; e pela Assessora Bebê no Pano, Letícia Valim; em parceria com a vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande. O projeto foi protocolado pela vereadora e atualmente tramita na Câmara Municipal.

O acompanhamento de doulas para mulheres em trabalho de parto já foi regulamentado por lei em cidades como Blumenau (SC), Curitiba (PR) e Jundiaí (SP). O Projeto de Lei também foi aprovado por unanimidade pelos vereadores de Rio Claro (SP). "Com um número crescente de cirurgias cesarianas na cidade de Rio Claro, tanto no convênio médico, quanto na rede pública atendida pelo SUS, vimos a necessidade de iniciar uma conscientização da população, com destaque para as mulheres, sobre os benefícios e a importância do parto normal fisiológico, tanto para as mães quanto para os bebês", explicou Lilian.

18 de dezembro: Dia Municipal da Doula

Recentemente, a vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande protocolou um projeto de lei que cria o "Dia Municipal da Doula" no município de Araras com intuito de proporcionar um dia de reflexão, incentivo e comemoração ao trabalho das doulas e a promoção dos direitos da mulher e da gestante. O dia escolhido foi 18 de dezembro, em homenagem a Nossa Senhora do Bom Parto.

Entenda o papel das doulas

De acordo com a Profª Lilian Albregard Peripato, ainda existem mitos sobre o parto e uma pressão da sociedade, que levam a mulher a ficar insegura e optar pela cirurgia. Além disso, uma deficiência em relação ao pré-natal e a falta de programas de inserção do pai no cenário da gestação em relação às orientações sobre o trabalho de parto, parto, puerpério e amamentação geram incertezas. Nesse cenário entra o trabalho das doulas. "Para iniciarmos esse trabalho de conscientização, de que o parto fisiológico é melhor e que as mulheres são plenamente capazes de passar por ele, encontramos a necessidade de uma mudança de paradigmas no comportamento da equipe que acompanha o trabalho de parto, parto e puerpério. Chamamos isso de Assistência Humanizada ao parto", explicou a professora.

A Assistência Humanizada ao parto é formada por uma equipe multidisciplinar onde atuam médico obstetra, médico anestesista, enfermeira obstétrica, obstetriz, enfermeira auxiliar, entre outros profissionais e, se for opção da mulher, uma doula. "É importante explicar que a doula não é profissional da saúde, não executa procedimentos pertinentes a estes profissionais e não interfere e nem toma decisões que são de competência dos profissionais da saúde. Ela atende as necessidades da mulher durante a gestação, esclarecendo dúvidas não técnicas, ajudando na ansiedade, preparando essa mulher para o trabalho de parto, parto e puerpério, dando suporte e apoio na hora das contrações, realizando massagens, sugerindo posições mais confortáveis, entre outras atividades de auxílio".

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Domingo
31°C
19°C
Chuva: 80% (8 mm)

Como Chegar