Aluna do curso de Pedagogia apresentará trabalho na 13ª Mostra Acadêmica da Unimep, em outubro
Segunda-Feira - 26 de outubro de 2015

A aluna do 4ª ano do curso de Pedagogia, Carla Forsan, irá apresentar o trabalho ''Práticas pedagógicas de educação para as relações étnico-raciais na educação infantil'' na 13ª Mostra Acadêmica da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), evento que acontecerá entre os dias 27 e 29 de outubro de 2015.

O trabalho - fruto do artigo científico produzido como exigência parcial para a conclusão do curso, sob orientação do Prof. Dr. Fábio Eduardo Cressoni - integrará o 13º Simpósio de Ensino de Graduação, que contempla a apresentação de resultados de pesquisas fundamentadas em TCC e monografias.

De acordo com a aluna, "o objetivo do trabalho é analisar as contribuições da presença da pedagogia griô na educação infantil, a partir das indicações apresentadas sobre este tema na obra organizada pelo Ministério da Educação (MEC) em conjunto com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar): História e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil (BRASIL, 2014)".

Ao final da pesquisa foi possível considerar que ''o respeito às diferenças deve ocorrer em todos os níveis de ensino, entre eles a educação infantil. Destacamos, portanto, a inserção de conteúdos relacionados à história e a cultura da África e dos afro-brasileiros já na escolarização da primeira infância - a partir da pedagogia griô -, a fim de reforçar o compromisso com o fortalecimento dos laços existentes entre o Brasil e a África'', afirmou Carla em seu artigo.