Núcleo Interdisciplinar de Reabilitação (NIR) reúne alunos dos cursos de Fisioterapia, Psicologia e Enfermagem
Quinta-Feira - 07 de maio de 2015

Na última quinta-feira (23), alunos dos cursos de Fisioterapia, Psicologia e Enfermagem reuniram-se na Clínica de Fisioterapia para mais um encontro do Núcleo Interdisciplinar de Reabilitação (NIR). Na ocasião, foi realizado treinamento sobre transferências de cadeirantes e pessoas acamadas.

O Núcleo Interdisciplinar de Reabilitação foi criado em janeiro de 2014 com o intuito de ampliar a inter-relação entre os profissionais e discentes que atuam no processo de reabilitação dos pacientes que procuram o serviço de fisioterapia. A ideia principal do grupo é sistematizar as avaliações, que serão realizadas em equipes, e criar uma rotina de discussões dos casos e de busca de novas estratégias de reabilitação, visando ações que repercutam no retorno do indivíduo à sociedade.

Cerca de 30 alunos participam dos encontros, que acontecem todas as quintas-feiras, para discutirem diversos assuntos como prognóstico, luto, crise, violência contra a mulher, e outras questões de cunho terapêutico e social. Isso possibilita o aprendizado do trabalho em equipe e da atuação interdisciplinar, importantes para o aluno no mercado de trabalho. São responsáveis pelo projeto os supervisores e professores da Fisioterapia, Carina Basqueira, Douglas Dirceu Megiatto, Octávio Roberto O. Franco, Gilberto Meneghim e Paula Lumy da Silva; a supervisora da Enfermagem Natanaellin Eydiane da Silva; a professora da Psicologia, Adriana Said Daher Baptista; estagiários de fisioterapia e enfermagem e monitores de extensão da Psicologia.