Alunos da FHO|Uniararas compartilham experiências do Projeto Rondon - Janeiro 2015
Quarta-Feira - 01 de abril de 2015

Eles viveram por 15 dias em Matões do Norte, no Maranhão, mas a experiência adquirida com a participação no Projeto Rondon - programa coordenado pelo Ministério da Defesa - será levada para a vida toda. Selecionados para representarem a FHO|Uniararas na Operação Jenipapo, realizada de 18 de janeiro à 01 de fevereiro de 2015, os alunos Flávio Adriano Zimmermann (Enfermagem); Lubicélia de Jesus Santana dos Santos (Biomedicina); Maria Fernanda Sousa de Mello (Enfermagem); Neydiane Barbosa Bicalho (Odontologia); Patrícia Rafaela dos Santos (Odontologia); Raíssa Cristina de Souza Faria (Fisioterapia) e Thais Fernanda Rodrigues Marchesim (Biologia), acompanhados dos professores Vandenilson José Zorél e Rodrigo Medeiros, retornaram com muitas histórias e lembranças na bagagem.

Para compartilhar esses momentos, a equipe se reuniu com a Presidente do Conselho Superior da Fundação, Dra. Duse Ruegger Ometto; o Reitor da FHO|Uniararas, Dr. José Antonio Mendes; o Diretor Administrativo, Sr. Francisco Elíseo Sanches e a Coordenadora de Comunidade e Extensão, Profª Ms. Cristina da Cruz Franchini. Através de relatos e de um vídeo elaborado pelos próprios alunos com fotos da Operação, os rondonistas retrataram o período compartilhado com os moradores da cidade - de apenas 13.796 habitantes - que envolveu visitas às comunidades locais e oficinas programadas previamente pelos alunos de acordo com os temas: Comunicação, Meio Ambiente, Trabalho, Tecnologia e Produção.

A equipe pode contar com o apoio da Prefeitura, que se mostrou disposta a ajudar para o sucesso da Operação, permitindo que os alunos realizassem todas as atividades propostas contribuindo com o aprendizado da população. Foram oferecidas oficinas sobre: produção e difusão de material informativo; educação ambiental e fundamentação para projetos em agricultura sustentável; coleta seletiva e reciclagem; sistemas de tratamento de esgoto e água; fabricação de sabão caseiro; produção de compostagem e construção de horta caseira e comunitária; informática básica e avançada; aquecedor solar e isolante térmico; planejamento econômico e noções financeiras; compostagem e barragem subterrânea para água; cooperativa, associativismo e empreendedorismo; reciclagem; técnicas de maquiagem; planejamento econômico e noções financeiras; técnicas de cultivo e manuseio de mandioca; técnicas de construção de fossas, educação ambiental e ecoturismo; confecção de materiais informativos; oratória e programas de financiamentos de agricultura. Todas as oficinas foram muito bem recebidas e frequentadas pela população.

A Operação Jenipapo foi realizada em 15 cidades do estado do Maranhão, no período de 18 de janeiro a 01 de fevereiro de 2015 e reuniu 299 rondonistas voluntários, de 30 instituição de Ensino Superior do país.