Alunos da FHO|Uniararas compartilham experiências do Projeto Rondon - Janeiro 2015
Alunos da FHO|Uniararas compartilham experiências do Projeto Rondon - Janeiro 2015
Quarta-Feira - 01 de abril de 2015

Eles viveram por 15 dias em Matões do Norte, no Maranhão, mas a experiência adquirida com a participação no Projeto Rondon - programa coordenado pelo Ministério da Defesa - será levada para a vida toda. Selecionados para representarem a FHO|Uniararas na Operação Jenipapo, realizada de 18 de janeiro à 01 de fevereiro de 2015, os alunos Flávio Adriano Zimmermann (Enfermagem); Lubicélia de Jesus Santana dos Santos (Biomedicina); Maria Fernanda Sousa de Mello (Enfermagem); Neydiane Barbosa Bicalho (Odontologia); Patrícia Rafaela dos Santos (Odontologia); Raíssa Cristina de Souza Faria (Fisioterapia) e Thais Fernanda Rodrigues Marchesim (Biologia), acompanhados dos professores Vandenilson José Zorél e Rodrigo Medeiros, retornaram com muitas histórias e lembranças na bagagem.

Para compartilhar esses momentos, a equipe se reuniu com a Presidente do Conselho Superior da Fundação, Dra. Duse Ruegger Ometto; o Reitor da FHO|Uniararas, Dr. José Antonio Mendes; o Diretor Administrativo, Sr. Francisco Elíseo Sanches e a Coordenadora de Comunidade e Extensão, Profª Ms. Cristina da Cruz Franchini. Através de relatos e de um vídeo elaborado pelos próprios alunos com fotos da Operação, os rondonistas retrataram o período compartilhado com os moradores da cidade - de apenas 13.796 habitantes - que envolveu visitas às comunidades locais e oficinas programadas previamente pelos alunos de acordo com os temas: Comunicação, Meio Ambiente, Trabalho, Tecnologia e Produção.

A equipe pode contar com o apoio da Prefeitura, que se mostrou disposta a ajudar para o sucesso da Operação, permitindo que os alunos realizassem todas as atividades propostas contribuindo com o aprendizado da população. Foram oferecidas oficinas sobre: produção e difusão de material informativo; educação ambiental e fundamentação para projetos em agricultura sustentável; coleta seletiva e reciclagem; sistemas de tratamento de esgoto e água; fabricação de sabão caseiro; produção de compostagem e construção de horta caseira e comunitária; informática básica e avançada; aquecedor solar e isolante térmico; planejamento econômico e noções financeiras; compostagem e barragem subterrânea para água; cooperativa, associativismo e empreendedorismo; reciclagem; técnicas de maquiagem; planejamento econômico e noções financeiras; técnicas de cultivo e manuseio de mandioca; técnicas de construção de fossas, educação ambiental e ecoturismo; confecção de materiais informativos; oratória e programas de financiamentos de agricultura. Todas as oficinas foram muito bem recebidas e frequentadas pela população.

A Operação Jenipapo foi realizada em 15 cidades do estado do Maranhão, no período de 18 de janeiro a 01 de fevereiro de 2015 e reuniu 299 rondonistas voluntários, de 30 instituição de Ensino Superior do país.

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Sexta-feira
29°C
20°C
Chuva: 80% (10 mm)

Como Chegar