Alunos do curso de Pós-graduação em Resgate, Remoção e Transporte Aéreo participam de treinamento na Escola de Formação de Bombeiros de São Paulo
Alunos do curso de Pós-graduação em Resgate, Remoção e Transporte Aéreo participam de treinamento na Escola de Formação de Bombeiros de São Paulo
Sexta-Feira - 06 de março de 2015

No último fim de semana, alunos do curso de Pós-graduação em Resgate, Remoção e Transporte Aéreo (Medicina e Enfermagem Aeroespacial) da FHO|Uniararas participaram de uma nova atividade, importante e motivadora para a formação profissional. É que eles estiveram envolvidos, na prática, em um treinamento especial realizado pela Escola de Formação de Bombeiros (CFAB - SP), que realiza simulações de socorro e atendimento aos possíveis acidentes com resgate, remoção e transporte aéreo.

O cronograma de atividades do dia incluiu aulas teóricas e práticas, que abordaram temas essenciais do salvamento, entre eles: utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) - como capacete, óculos, luva e cadeirinha - para o socorro e resgate em diferentes ocasiões; teoria e prática de cabos, voltas e nós para ancoragem e descida do balancim, simulando uma descida pendulo de helicóptero para salvamento e resgate; aula teórica sobre gazes e vapores tóxicos na aviação; emergências químicas com produtos perigosos; teoria de prevenção, socorro e combate a diversos tipos de incêndios, incluindo incêndios em aeronaves; aula prática de combate a incêndios com uso de extintores e mangueiras para socorro das vítimas; simulação de incêndio em local confinado com fumaça e socorro e resgate e remoção aérea de vítimas de incêndios.

Este tipo de atividade consiste em um grande diferencial na formação dos alunos, pois reúne a experiência e conhecimento dos profissionais a simulações realistas de acidentes e situações de emergência, possíveis de serem encontradas no dia a dia de trabalho. Para a Prof. Bianca Regina Guarino Polins, coordenadora do curso juntamente com os professores Agnaldo Píspico e Marcelo Gomes de Carvalho, o atendimento emergencial para "salvar vidas" requer um forte treinamento, que possibilite um resgate rápido e eficiente das vítimas até a chegada ao hospital. "Daí a necessidade da formação de médicos e enfermeiros bem preparados para atuação nessa especialidade tão importante, dada a grande extensão territorial do nosso país", comentou ela.

Nossos parabéns e agradecimentos a todos os envolvidos no treinamento, em especial ao Prof. João José de Godoi - enfermeiro especialista em urgência e emergência e fundador do CFAB-SP - e sua equipe, e aos alunos do Curso de Pós-graduação em Resgate, Remoção e Transporte Aéreo (Medicina e Enfermagem Aeroespacial) da FHO|Uniararas pela garra, devoção ao ensino e aprendizado tão importantes para salvar vidas.

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Terça-feira
25°C
15°C
Chuva: 80% (12 mm)

Como Chegar