Comemoração dos 10 anos do Projeto Usina do Saber e 60 anos da Escola Estadual José Ometto
Segunda-Feira - 22 de dezembro de 2014

Dia 11 de dezembro, quinta-feira, a Escola Estadual José Ometto foi palco de uma belíssima comemoração. Reunindo centenas de alunos e seus familiares, professores e convidados, o evento celebrou os 60 anos da Escola Estadual José Ometto, os 10 anos do Projeto Usina do Saber e a 9ª Mostra de Escola de Tempo Integral com homenagens, apresentações artístico-culturais, entrega de prêmio e agradecimentos.

Compuseram a mesa a Vice-Presidente do Grupo Usina São João, Maria Virgínia Ometto Budoya; a Coordenadora de Comunidade e Extensão da FHO|Uniararas, Profª Ms. Cristina da Cruz Franchini; a Coordenadora do Projeto Usina do Saber e professora da FHO|Uniararas; Profª Ms. Eliane Buzon; a Diretora da Escola Estadual José Ometto, Marilda Aparecida Degoraro Marchesi; e a assistente social, Evelyn Paulino Morelin.

Em seu discurso de abertura, a professora Eliane Buzon lembrou com carinho e com lindas palavras o legado deixado pelo casal Dr. Hermínio Ometto e Dra. Duse Ruegger Ometto para a cidade, incluindo os projetos visionários realizados na área da educação: "(...) O que falar de um casal que se dá conta de que as mulheres ararenses já estavam no mercado de trabalho e que suas crianças precisavam de um lugar onde pudessem receber cuidados e educação, concretizando o primeiro parque infantil da nossa cidade? De um casal que, no espaço de 70 anos, edificaram a Escola Estadual José Ometto, hoje completando 60 anos, e uma Uniararas, com seus 41 anos de Fundação? Sonho que se sonha junto vira realidade. Se Dr. Hermínio sonhava, Dra. Duse apoiava. E se Dra. Duse sonhava, Dr. Hermínio deixava ser real", completou Eliane, emocionando os presentes.

Fundada há 60 anos por Hermínio Ometto com o intuito de fazer a diferença com a educação, a E.E. José Ometto recebeu homenagens e celebrou uma história de muito trabalho, energia e dedicação voltada aos alunos. "Aqui muitos aprenderam a ler, a fazer contas e a dividir muitos outros conhecimentos e, assim, conquistaram um futuro melhor para si e para seus familiares. A escola então cumpre seu papel principal, que é o de formar, educar, ensinar e melhorar a vida das pessoas ajudando-as a crescer", comentou Maria Virgínia Ometto Budoya. "Agradeço em nome da Usina São João e da minha família o apoio, o trabalho e a dedicação de todos os que se envolveram na realização desse sonho, fazendo com que em cada geração tenhamos pessoas mais preparadas para a vida, para o trabalho e assim construam um futuro melhor para os nossos filhos e o nosso país".

O Projeto Usina do Saber - parceria entre a FHO|Uniararas, a Usina São João e a Escola Estadual José Ometto que há 10 anos compromete-se com a responsabilidade social atendendo crianças de 7 a 14 anos com atividades na área da cultura, educação, esporte, saúde e lazer - também ganhou reconhecimento e homenagens. Representando as cerca de 350 crianças hoje envolvidas no Projeto, alunas da escola apresentaram uma linda coreografia, sob o tema "dança da água". Além disso, momentos marcantes como a presença das mães voluntárias foram lembrados pela coordenadora do projeto, Eliane Buzon, que agradeceu dirigentes, coordenadores, professores e funcionários da escola pelo apoio e acolhida e também a todos da FHO|Uniararas envolvidos, direta e indiretamente, nas atividades realizadas junto aos alunos. "Aos alunos da Escola José Ometto e do Projeto Usina do Saber: nós acreditamos em educação, nós acreditamos em vocês. É para vocês que fazemos as mais diversas atividades. Façam vocês também o caminho da conquista e da vitória. Vocês podem", finalizou a professora.

A programação incluiu ainda a participação do Coral Unimid - formado pelos alunos da Universidade Melhor Idade da FHO|Uniararas e regido pela Profª Claudia Cristina Fiorio Guilherme - entoando as músicas "Imagine", "Nascemos para Cantar" e um belíssimo pout pourri natalino; uma apresentação de dança egípcia que compôs a 9ª Mostra da Escola de Tempo Integral; um coral de alunos da escola com músicas natalinas e a premiação do "Projeto Jovem Leitor" para os alunos de todas as séries que se destacaram em suas leituras.