II Treinamento em Massa de Reanimação Cardiopulmonar da FHO|Uniararas reúne alunos e funcionários em ação pela vida
II Treinamento em Massa de Reanimação Cardiopulmonar da FHO|Uniararas reúne alunos e funcionários em ação pela vida
Terça-Feira - 09 de dezembro de 2014

De acordo com as Diretrizes de Ressuscitação Cardiopulmonar da Sociedade Brasileira de Cardiologia, estima-se que cerca de 200.000 procedimentos para parada cardiorrespiratória são realizados anualmente no país, sendo que metade dos casos acontece em ambiente não hospitalar, ou seja, na comunidade. Atualmente, a Parada Cardiorrespiratória (PCR) permanece como um problema de saúde pública que pode ter resultados melhores a partir do acesso à informação e a instrução das pessoas em relação ao suporte básico de vida, procedimento simples e rápido, que pode ser executado por qualquer pessoa treinada e com capacidade para garantir a melhoria da sobrevida do paciente e a redução de possíveis sequelas.

Com o intuito de capacitar a comunidade acadêmica para proceder em caso de emergências envolvendo paradas cardiorrespiratórias, a FHO|Uniararas realizou, dia 28 de novembro, o II Treinamento em Massa de Reanimação Cardiopulmonar. A ação aconteceu no Prédio Central, em frente à Clínica de Estética, em três períodos, e foi organizada com a participação dos alunos do Curso de Enfermagem integrantes do Grupo de Estudo e Formação em Emergência (GEFE), sob a supervisão e orientação do Prof. Ms. Antonio Peripato e o apoio da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e da Coordenadoria de Comunidade e Extensão.

Na abertura das atividades, o Reitor da FHO|Uniararas, Prof. Dr. José Antonio Mendes, reforçou a importância do treinamento e da participação dos envolvidos. "O que mais chama atenção nesse trabalho é como nos preocupamos em cuidar da nossa gente. Cada pessoa que irá passar por esse treinamento tem uma missão extremamente importante. Esperamos nunca precisar utilizar as técnicas aprendidas dentro da Instituição, mas se um dia isso for necessário, estaremos preparados. Esse é um trabalho muito sério e por isso parabenizo todos os envolvidos, em especial ao Prof. Peripato, pela dedicação em promover esse evento, que já está fazendo história dentro da FHO", comentou Dr. Mendes.

Com o sucesso da edição anterior, este ano o treinamento foi realizado com um número maior de pessoas: além dos professores e funcionários, participaram também os alunos ingressantes dos cursos que compõem o Núcleo Comum de Saúde e os representantes de sala de todos os cursos da Instituição. Ao todo 614 pessoas participaram das atividades, sendo 368 alunos, 76 representantes de sala e 170 funcionários.

Outra novidade para a ação deste ano foram os dez bonecos e o Simulador de Desfibrilador Externo Automático, recém-adquiridos pela FHO|Uniararas, que complementaram as demonstrações durante o treinamento. Além disso, a Instituição possui dois DEA - Desfibrilador Externo Automático - aparelho eletrônico portátil que diagnostica automaticamente as disritmias potencialmente letais, de fibrilação ventricular e taquicardia ventricular em um paciente - que estarão à disposição da comunidade acadêmica em pontos estratégicos do campus.

De acordo com o presidente da CIPA, Caio Cesar Belão, o resultado foi excelente. "Ficamos muito felizes com esta edição. O número de participantes superou nossas expectativas e a participação de todos permitiu que o treinamento acontecesse como programado e de forma organizada. Os alunos também se motivaram e estiveram presentes em todos os horários, compartilhando com os colegas os ensinamentos. A intenção é que, nos próximos anos, o treinamento capacite todos os funcionários e alunos dos cursos de Biomedicina, Fisioterapia, Enfermagem, Biologia, Farmácia e Estética, que compõem o Núcleo Comum de Saúde", disse ele. "Aproveitamos para agradecer a Reitoria, a Administração do Campus, ao Apoio Acadêmico, ao GEFE, a Coordenadoria de Comunidade e Extensão, ao CETEC, ao Departamento de Marketing, aos coordenadores de todos os cursos e ao técnico de segurança pela parceria durante a realização do treinamento, auxiliando-nos no que foi necessário para que a ação tivesse, mais uma vez, excelentes resultados".

Confira o álbum completo em Facebook.

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Quarta-feira
25°C
16°C
Chuva: 80% (14 mm)

Como Chegar