Prof. Dr. Fábio Eduardo Cressoni organiza dossiê voltado ao estudo da presença jesuítica nas Américas portuguesa e espanhola
Quarta-Feira - 15 de outubro de 2014

A revista História e Cultura (Qualis A2) do Programa de Pós-Graduação em História da UNESP - Franca|SP traz em sua edição mais recente dossiê organizado pelo Prof. Fábio Eduardo Cressoni, doutor em História pela UNESP e docente da FHO|Uniararas, em parceria com a Profª. Drª. Ana Raquel da Cunha Martins Portugal, docente do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP.

Voltado ao estudo da presença jesuítica nas Américas portuguesa e espanhola, o dossiê reúne contribuições de pesquisadores vinculados a instituições brasileiras e estrangeiras, acerca das ações desenvolvidas pelos missionários da ordem jesuíta, que vêm ganhando destaque entre a temática de estudos no Brasil e no exterior.

De acordo com os organizadores, o objetivo da publicação é possibilitar o debate intelectual acerca do tema e fortalecer uma rede de pesquisadores preocupados com a produção historiográfica elaborada no Brasil e no exterior. Para isso, os vinte textos - de relevância historiográfica e pertinência acadêmica - que compõem o material, foram organizados em artigos e resenha que abordam uma pluralidade de discussões e percepções sobre a presença jesuítica nas Américas portuguesa e espanhola.

Confira o dossiê completo em: site.