002024/2016 - Maratona Uniararas de Programação - XI Edição - 2016 - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 002024/2016 - Maratona Uniararas de Programação - XI Edição - 2016
Objetivo

A Maratona Uniararas de Programação tem como objetivo proporcionar oportunidades para o treinamento do aluno universitário e promover nos competidores a melhoria de trabalho em equipe, a habilidade em resolver problemas sob pressão e a criatividade na busca de novas soluções de software.

Análise

As maiores dificuldades de aprendizagem que alunos de graduação encontram no que diz respeito a desenvolvimento de programas computacionais estão ligadas ao fato de eles não conseguirem abstrair da problemática em questão os dados necessários para, através da exploração dos recursos de uma linguagem de programação e dos recursos de lógica, criar o programa. Não obstante, muitos profissionais que atuam no mercado de trabalho apresentam a mesma dificuldade, que pode ser em parte, fruto da deficiência das instituições de ensino em trabalhar melhor esta questão. Buscar alternativas que viabilize melhorar entendimento do processo de abstração, por parte do aluno, é papel fundamental do corpo docente das disciplinas de algoritmos e de linguagens de programação. Assim, um recurso pedagógico que pode ser utilizado é o estímulo ao aluno para participar de competições que estimulem aperfeiçoamento de suas habilidades, promovendo a criatividade, capacidade de trabalho em equipe, busca de novas soluções de software e maestria em resolver problemas sob pressão.

Ações

Alguns meses antes da realização da Maratona, um grupo de professores da área de programação inica a elaboração e montagem da prova, composta de problemas a serem solucionados pelos competidores. Paralelamente a elaboração da prova, ações de divulgação do evento são realizadas. Os alunos devem se inscrever na forma de equipe com 2 componentes. Um Grupo de Estudos em Programação, liderados pelo prof. Sérgio Luis Antonello, realiza atividades preparatórias de treinamento para os interessados. Na data específica da Maratona, cada equipe tem a disposição um microcomputador munido dos softwares necessários para a prova. A prova tem duração de quatro horas. Uma comissão julgadora é responsável por avaliar as soluções propostas pelas equipes. Vence a Maratona a equipe que resolver o maior número de problemas no menor tempo acumulado.

Dados gerais

Responsável: Sérgio Luis Antonello

E-mail do Responsável: antonello@uniararas.br

E-mail do Contato: antonello@uniararas.br

Início do Projeto: 20/08/2016

Fim do Projeto: 20/08/2016

Periodicidade: ANUAL

Tipo do Projeto: EVENTOS

Tipo da Ação: EVENTOS

Área Temática: TECNOLOGIA E PRODUÇÃO

Linha de Extensão: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Professores Envolvidos

Antero Sewaybricker Todesco

Cristina da Cruz Franchini

Sergio Luis Antonello

Diego Henrique Negretto

Alunos Envolvidos

Brendon Murilo Rodrigues

Bruno De Miranda Miquelotto

Bruno Leonardo Costa De Melo

Bruno Lopes Fragoso

Bruno Renan De Oliveira

Caio Eduardo Chiari

Christian Bruno Oliveira Do Nascimento

Diego Luís Pires

Eduardo Paim Silva

Gabriel Lopes

Gisele Aparecida Mendes

Guilherme Augusto Gonçalves De Mello

Humberto Guerino Cornia Júnior

Jessé Magalhães Matias

Julio Cesar Da Silva

Júlio César Ramos

Laiane Lima Hermes Souza

Leticia Moreira

Lucas Rafael Vieira De Assis Maximo

Luiz Felipe Ferreira

Matheus Victorino

Otávio Ventura Dos Santos

Rafael Alfenes Rocha

Silas Da Silva Caxias

Vinícius Estevão De Oliveira

William Cesar Soares De Camargo

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

°C
°C
Chuva: % ( mm)

Como Chegar