000556/2007 - Orientação aos cuidadores de pessoas com deficiência - Projeto Conviver - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 000556/2007 - Orientação aos cuidadores de pessoas com deficiência - Projeto Conviver
Objetivo

- Oferecer aos cuidadores informação e orientação a respeito da deficiência. - fornecer subsídios para que o cuidador seja um coadjuvante na reabilitação de seu familiar; - orientar os cuidados em relação ao manuseio, transferências, mobiliário e exercícios que podem ser realizados em casa. - orientar os cuidadores a respeito da deficiência, suas limitações e potencialidades, valorizando o saber e habilidades de cada ser; - Promover e garantir a igualdade social, atuando inicialmente através do cuidador da pessoa com deficiência. - oportunizar a busca por uma melhoria da qualidade de vida dos usuários e cuidadores que freqüentam a clínica de fisioterapia da UNIARARAS.

Análise

O Projeto Orientação aos Cuidadores de Pessoas com Deficiência se justifica pela reconhecida importância da família no processo de reabilitação e de bem estar das pessoas com deficiência. Este projeto propõe que enquanto o paciente se encontre em tratamento fisioterapêutico, seu cuidador participe de atividades em grupo recebendo informações importantes a respeito da deficiência. Objetiva maximizar as potencialidades do familiar que ajuda no processo de reabilitação, bem como transformá-lo em um propagador do desenvolvimento inclusivo e valorizador da diversidade humana. Os cuidadores das pessoas com deficiência permanecem por um período relativamente longo à espera de seu familiar em tratamento na Clinica de Fisioterapia. Estas pessoas são responsáveis pelo manuseio e cuidados de seu familiar deficiente, mas na maioria das vezes não recebem um treinamento e/ou esclarecimento da melhor maneira de realizar estas tarefas.

Ações

As ações do Projeto Orientação aos Cuidadores de Pessoas com Deficiência estão organizadas com palestras e oficinas em grupo. Foram proferidas palestras e oficinas sobre diversos temas escolhidos pelos próprios cuidadores, como: Convivência com pessoas com deficiência; Diagnóstico e prognóstico, manuseio da pessoa deficiente, auxilio nas transferências posturais, cuidados com escaras e higiene pessoal, exercícios complementares à terapia, etc. As atividades foram realizadas em grupo e algumas vezes com a participação da pessoa deficiente.

Dados gerais

Responsável: Igor Esteban Umanzor Ordenes

E-mail do Responsável: igorordenes@uniararas.br

E-mail do Contato: igorordenes@uniararas.br

Início do Projeto: 12/04/2007

Fim do Projeto:

Periodicidade: ANUAL

Tipo do Projeto: PROG. INCLUSÃO SOCIAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Tipo da Ação: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Área Temática: SAÚDE

Linha de Extensão: SAÚDE DA FAMÍLIA

Professores Envolvidos

Cristina da Cruz Franchini

Igor Esteban Umanzor Ordenes

Paula Lumy da Silva

Rose Mary Coser

Alessandro Tosim

Camila Santos Dias

Irani Aparecida Dalla Costa Paes

Melissa Picchi Zambon

Paulo Cezar De Souza

Sofia Poletti

Sofia Takeda Uemura

Yara Tardelli Alkmin

Alunos Envolvidos

Andressa Aparecida Dos Santos

Bruna Cristiane Cavenaghi

Camila Aparecida Lorga

Jaqueline Sanvido Lanza

Leticia Corrêa Anacleto Da Silva

Luciana De Souza Leite

Natalia Bassi Filippini

Renata Maria Andreotti

Suelen Gabriella Firmino Dias

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

°C
°C
Chuva: % ( mm)

Como Chegar