000469/2003 - PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRONIZADOS PARA SEGURANÇA NO TRABALHO EM CLÍNICAS DE ESTÉTICA - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 000469/2003 - PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRONIZADOS PARA SEGURANÇA NO TRABALHO EM CLÍNICAS DE ESTÉTICA
Objetivo

A organização de protocolos de ações na clinica de estética tem como objetivos: 1. Estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos clientes e profissionais 2. Definição de métodos, medidas, mão-de-obra, materiais, equipamentos e cuidados ambientais e humanos. 2. Construção do conhecimento epidemiológico. 3. Detectar os problemas da qualidade dos produtos estéticos. 4. Registrar o conjunto de procedimentos, materiais, equipamentos e medidas necessárias para a implementação da ação. 5. Facilitar o conhecimento dos profissionais através do treinamento na busca da otimização da qualidade. 6.Estimular a responsabilidade sobre o fazer e compreensão do como fazer. 7 – Facilitar o gerenciamento técnico e administrativo das ações.

Análise

A complexidade dos termos que envolvem a segurança em um ambiente acadêmico de práticas de saúde – segurança, exige um tratamento multiprofissional, tanto para a tomada de decisões técnicas, como para administrativas, econômicas e operacionais. A saúde é um direito de todos e para tê-la é necessário, entre outras, trabalhar em condições dignas e saudáveis, entrando em cenas os processos de qualidade que quando devidamente aplicados podem contribuir muito para a organização, a disciplina e conseqüentemente a segurança no trabalho.

Ações

O imprevisível e diversificado comportamento das doenças infecciosas emergentes e reemergentes tem acarretado a discussão das condições de biossegurança nas instituições de ensinos, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e de prestação de serviços. A despeito do avanço tecnológico, o profissional que trabalha com a saúde está freqüentemente exposto a riscos biológicos e produtos químicos. Atualmente o conjunto de normas e procedimentos considerados seguros e adequados voltados para prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades que envolvem pessoas que atuam na área de saúde, bem como prestações de serviços que possam comprometer a saúde, tem sido muito abordado e considerado.

Dados gerais

Responsável: Profa Dra Ana Laura Remédio Zeni Beretta

E-mail do Responsável: lauraberetta@uniararas.br

E-mail do Contato: lauraberetta@uniararas.br

Início do Projeto: 08/04/2003

Fim do Projeto: 02/12/2009

Periodicidade: SEMESTRAL

Tipo do Projeto: PROG. DE BIOSSEGURANÇA

Tipo da Ação: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Área Temática: SAÚDE

Linha de Extensão: SAÚDE E PROTEÇÃO NO TRABALHO

Professores Envolvidos

Ana Laura Remedio Zeni Beretta

Cristina da Cruz Franchini

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

°C
°C
Chuva: % ( mm)

Como Chegar