000205/2004 - Projeto Cuidadoras: Cuidar de quem Cuida - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 000205/2004 - Projeto Cuidadoras: Cuidar de quem Cuida
Objetivo

Levantar o perfil de alterações posturais, articulares e músculo-esqueléticas, bem como, as relações com as queixas existentes, os estados de ânimo e a qualidade de vida das cuidadoras Atender precocemente (atenção primária e /ou secundária se necessário) as cuidadoras de crianças e adultos atendidas pela neuropediatria e setor de ortopedia da clínica escola de fisioterapia da Uniararas. Estabelecer espaço para a detecção da síndrome do cuidador em profissinais da saúde, educação e outros, para ações terapêuticas e preventivas providas pela Fisioterapia em aprceria com demais áreas de saúde. Desenvolver a pesquisa e o comprometimento da fisioterapia em ações voltadas para promoção de saúde junto aos alunos estagiários da clinica de fisioterapia da Uniararas. Atender a um público que não tem merecido atenção dos serviços de saúde desenvolvendo cultura e ações preventivas.

Análise

O cuidador é um paciente oculto, caracterizado por sobrecarga física e emocional e não tem recebido atenção primária e secundária em saúde de forma geral nos serviços de saúde. A fisioterapia tem como um de seus focos atuar na prevenção e educação para atenção primária em saúde e educação da população neste aspecto. Durante o período em que as crianças são atendidas na clínica de fisioterapia as cuidadoras ficam ociosas e, como podem ser pacientes em potencial, deve-se desenvolver ações que previnam e orientem para minimizar e corrigir os possíveis distúrbios passíveis de serem abordados pela fisioterapia em ambiente clínico.

Ações

Atendimento fisioterápico e orientações voltadas á qualidade de vida e educação preventiva da postura e do movimento, voltadas ás mães e cuidadoras do sexo feminino de crianças e adultos atendidas no setor de neuropediatria e ortopedia da clínica escola de Fisioterapia da Uniararas. São organizadas palestras e divulgação de informações relacionadas a síndrome do cuidador (Burnout), orientações preventivas educativas e atendimentos em grupo para pessoas já caracterizadas neste grupo. São realizados atendimentos fisioterapeuticos que constam de entrevistas individuais, anamnese e avaliação geral objetivando levantar o perfil e problemática destas pessoas. A partir destes dados segue-se a avaliação das desordens da postura e queixas de dor músculo-esquelética e relação com aspectos subjetivos, avaliados pelo estado de ânimo, vividos pelas cuidadoras. As sessões ocorrem semanalmente incluindo percepção da imagem corporal, relaxamento, exercícios de alongamento e correção dos alinhamentos articulares e posturais segundo princípio do método Feldenkrais. Este grupo está relacionado á prática do Ambulatório de Dor, Terapias Manuais e Práticas Complementeares em Sáude da Uniararas.

Dados gerais

Responsável: Márcia Elisabeth Rodrigues

E-mail do Responsável: marciarodrigues@uniararas.br

E-mail do Contato: marciarodrigues@mpc.com.br

Início do Projeto: 10/03/2004

Fim do Projeto: 20/11/2006

Periodicidade: ANUAL

Tipo do Projeto: PROG. ATEND. À COMUNIDADE - CLÍNICA DE FISIOTERAPIA

Tipo da Ação: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Área Temática: SAÚDE

Linha de Extensão: GRUPOS SOCIAIS VULNERÁVEIS

Professores Envolvidos

Cristina da Cruz Franchini

Marcia Elizabeth Rodrigues

Ana Carolina Teixeira Batistela

Cristiane Helita Zorel Meneghetti

Cristina Iwabe

Marcia Elizabeth Rodrigues

Paula Lumy da Silva

Alunos Envolvidos

Daniela Leme Alvarenga Denardi

Edilene Maria Albanez

Emanuele Helena Firmino

Fernanda Milanello Tessari Barboza

Giovana Pagliari Flores

Juliana Lahr

Leticia Flávia Satin

Maria Carolina Baldin Lago

Nathália Lezanil Sartorelli Custódio Jorge

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

°C
°C
Chuva: % ( mm)

Como Chegar