000199/2003 - Atuação da Fisioterapia na Qualidade de Vida e Imagem Corporal na Obesidade - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 000199/2003 - Atuação da Fisioterapia na Qualidade de Vida e Imagem Corporal na Obesidade
Objetivo

Conhecer e correlacionar as alterações de imagem corporal com as alterações posturais de fato existentes e as queixas de pacientes obesas. Obter conhecimentos que subsidiem e contribuam para o desenvolvimento de políticas de saúde voltadas para atuação da fisioterapia junto às demais áreas de saúde nesta patologia. Desenvolver atuação fisioterápica mais efetiva na atenção primária, secundária e terciária junto a estes pacientes. Verificar a eficácia de programa de atuação fisioterápica embasada nas técnicas de Feldenkrais e da Antiginástica, aplicadas em solo e no meio aquático, para resolução ou diminuição dos problemas articulares, posturais e orgânicos decorrentes da obesidade e sua relação com a qualidade de vida destas pessoas.

Análise

A obesidade vem se constituindo num problema de saúde pública mundial atingindo desde crianças até adultos. Os estudos e ações educativas e corretivas pertinentes à fisioterapia e, mesmo em outras áreas, voltadas para esta população, são escassos e portanto a compreensão dos processos envolvidos nas alterações geradas pela obesidade e as formas de atuação visando prevenção e educação da população nesta área também são poucos. Com as avaliações e atividades junto a estes grupos pretende-se ampliar o conhecimento e compreensão de vários aspectos relacionados à suas queixas e desenvolver juntamente com estes sujeitos e, a partir destes pontos, ações mais objetivas e específicas que possam contribuir para uma mudança do quadro atual melhorando a qualidade de vida destas pessoas e, ao mesmo tempo, desenvolvendo ações preventivas e ampliando o leque de elementos voltados à educação primária para a população de modo geral.

Ações

Avaliação individual da postura e alterações músculoesqueléticas de pacientes do sexo feminino, portadoras de sobrepeso e obesidade, com objetivo de reconhecer o perfil das alterações e suas relações com as queixas já existentes. Esta avaliação foi acrescida de anamnese contendo situação atual e história pregressa da saúde,questionário de qualidade de vida QHOQOL-bref, colheta dos estados de ânimo e imagem corporal onde dados clínicos foram colhidos e relacionados entre si. A partir das avaliações e queixas das pacientes desenvolveu-se atividades práticas corporais, semanais, em grupo, objetivando consciência da imagem corporal destas pacientes com exercícios proprioceptivos e corretivos dentro e fora da água, tendo como enfoque o método Feldenkrais e a Antiginástica. Desenvolvimento de cartilha de orientações gerais para postura e prática de movimentos corretivos embasados na antiginástica.

Dados gerais

Responsável: Márcia Elisabeth Rodrigues

E-mail do Responsável: marciarodrigues@uniararas.br

E-mail do Contato: marciarodrigues@mpc. com.br

Início do Projeto: 20/08/2003

Fim do Projeto: 20/12/2007

Periodicidade: ANUAL

Tipo do Projeto: PROG. ATEND. À COMUNIDADE - CLÍNICA DE FISIOTERAPIA

Tipo da Ação: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Área Temática: SAÚDE

Linha de Extensão: SAÚDE HUMANA

Professores Envolvidos

Cristina da Cruz Franchini

Marcia Elizabeth Rodrigues

Cristiane Helita Zorel Meneghetti

Frederico Tadeu Deloroso

Luiz Carlos Ferracini Jr

Alunos Envolvidos

Luciana Ribeiro Guimarães

Paula Fernanda De Castro Lourençon

Vanessa Duarte De Camargo

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

°C
°C
Chuva: % ( mm)

Como Chegar